| PROGRAMAS > WORKSHOPS TEMÁTICOS
Workshops Temáticos
 

"Repórteres de Guerra"

Com o workshop  "Repórteres de Guerra -  Um olhar sobre a 1.ª Guerra Mundial", pretendemos estimular e reforçar o conhecimento dos alunos sobre a Primeira Guerra Mundial e a história de Portugal e da Europa, na primeira metade do século XX.

Desafio: Fazer uma 1.ª Página ou um suplemento temático

Os alunos serão desafiados a ​analisar conteúdos de media e testemunhos da época​, a assimilar os factos e​, ​com o seu olhar​, ​transmitir o conhecimento deste período da história​ e evocar os que nela participaram.

Na "pele de repórteres da Guerra", os alunos serão transportados para a Batalha de La Lys ou para a terrível realidade das Trincheiras, relatando em pormenor o ambiente vivido e os acontecimentos de que são testemunhas.

1.ª página e/ou editorias, a partir do 9.º ano.

Inscreva a sua escola.

 

"Falando de Saúde"

Os alunos terão a missão de dar a conhecer aquilo que se passa na saúde, focando a sua atenção em notícias sobre:

  • Saúde mental e competências socioemocionais;
  • Educação para os afetos e a sexualidade;
  • Alimentação saudável e atividade física;
  • Higiene corporal e saúde oral;
  • Hábitos de sono e repouso;
  • Educação postural;
  • Prevenção do consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, bem como de comportamentos aditivos sem substância.

Porque os alunos de hoje são os cidadãos responsáveis de amanhã, assumimos o "Falando de Saúde" como uma boa prática na educação não formal.

Aliando a literacia dos media à literacia em saúde os alunos, a partir do 2.º ciclo, são desafiados a fazer o seu jornal de uma ou quatro páginas.

Inscreva a sua escola.

"25 de Abril... e depois?"

Este workshop temático sobre o pós 25 de Abril tem como objetivo tornar esta experiência mais completa e transversal a todas as áreas e atingir um segundo nível de educação para os media, em que estes são utilizados como ferramenta de estudo das matérias curriculares.

Desafio: Fazer um suplemento temático de quatro páginas

Destinado ao público do 9º ano, ensino secundário e profissional, este workshop irá levar os jovens numa viagem pela história, através de dados estatísticos e vídeos fornecidos pela Pordata e pelo Centro de Documentação 25 de Abril (Univ. Coimbra).

Depois, o desafio é simples e divertido: escrever sobre as grandes mudanças sociopolíticas e económicas que ocorreram desde 1974, dividindo-se pelas diferentes editorias e escrevendo, cada um, o seu artigo de análise sobre um determinado tema que considere ter sofrido mudanças mais marcantes e relevantes.

No final, cada grupo ficará com um suplemento temático no qual, de forma heterogénea, estarão retratadas todas as grandes alterações que a sociedade portuguesa sofreu desde 1974.

Veja os dois vídeos de enquadramento que o Media Lab DN preparou para si:

  • Exposição oral do jornalista do DN João Céu e Silva. Clique aqui
  • "25 de Abril... E depois?" com professores. Clique aqui

Inscreva a sua escola.

 

"Falando de Ciências"

Também para atingir um segundo nível de educação para os media, em que estes são utilizados como ferramenta de estudo das matérias curriculares, o Media Lab DN oferece um novo workshop.

Com base nas notícias sobre ciência, os alunos a partir do 9.º ano vão fazer um suplemento inteiramente dedicado à temática. Trabalharão as editorias de Tecnologia, Saúde, Ambiente e 1ª Página.

Os alunos a partir do 3.º ciclo, vão fazer a sua 1.ª página.

Todos trabalham, tendo em conta as principais regras jornalísticas de organização e produção de conteúdos, mantendo, assim, o objetivo pedagógico do programa.

Veja os dois vídeos de enquadramento que o Media Lab DN preparou para si:

  • Entrevista a Carlos Catalão (Ciência Viva) e Filomena Naves (DN). Clique aqui!
  • Apresentação oral do prof. Carlos Catalão sobre educar Ciência. Clique aqui!

"Ecojornalistas: Missão3R"

Os alunos a partir do 9.º ano são desafiados a serem "Ecojornalistas" e a elaborar um jornal temático de quatro páginas com base em temas ambientais relacionados com os Resíduos Urbanos (RU).

Objetivos: Sensibilizar os alunos para o tema da gestão eficaz dos RU produzidos diariamente e para a importância dos 3R.

Como? Apresentando a informação num formato atrativo e em que a mensagem é transmitida através da prática, descobrindo a sua missão: os 3R (Reduzir-Reutilizar-Reciclar).

 

"Portugal Pela Floresta"

Mais um workshop de literacia mediática, desta vez dedicado ao tema da floresta.

Os conteúdos deste workshop foram desenvolvidos no âmbito do "Portugal pela Floresta", um programa do Ministério da Agricultura e do Mar, em parceria com um conjunto de entidades, nomeadamente projetos de Educação para a Floresta, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre outros parceiros.

Os alunos analisam conteúdos de media e fazem a sua 1.ª página totalmente dedicada à floresta. Transformam-se em verdadeiros embaixadores da causa.

Inscreva a sua turma!


02/01/2012 | Medialab - Diário de Noticias

Programas
Inscrições, horários e preços
Programas Media Lab
JORNAL ESCOLAR: da ideia à concretização
Workshops Temáticos
Sábados em Família no DN
Sessões para Pré-escolar no Media Lab
"Conheça o Diário de Notícias" | Adultos
Manchetes templates de trabalho
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email