| CENTRO EDUCATIVO > DESTAQUE - MINISTRO DA EDUCAÇÃO NO MEDIA LAB
Destaque - Ministro da Educação no Media Lab

Ministro da Educação e Ciência inaugura novo Workshop de Ciências no Media Lab DN

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia, o Media Lab do DN abre o surpreendente mundo da ciência aos alunos das escolas do país.  Na sequência do programa de workshops desenvolvido nos anos anteriores, chegou agora a vez de um tema de grande atualidade: a ciência.

Este novo workshop Falando de Ciências foi apresentado no passado dia 23 de Novembro, numa sessão que contou com a presença de S. Exa o Professor Doutor Nuno Crato, Ministro da Educação e Ciência que salientou a importância de ler jornais e estar informado sobre as questões de ciência que cada vez mais influenciam as nossas escolhas no quotidiano. Nuno Crato realçou ainda o papel determinante dos professores neste processo de desenvolvimento de competências.

A sessão foi aberta por Alexandre Nilo Fonseca, Diretor Geral de Marketing da Controlinveste que fez uma breve apresentação do Media Lab e do seu papel na formação dos jovens da nossa sociedade.

Referindo os cerca de 100.000 alunos que já passaram pelo Centro Educativo, João Marcelino, Diretor do Diário de Notícias, focou também a importância do papel dos meios de comunicação social na sociedade nos tempos difíceis que vivemos, nomeadamente através da promoção de projetos educativos como o Media Lab, o DNescolas e o O Professor do Ano.

Ainda durante a sessão de apresentação do Workshop, Rosalia Vargas, presidente   do Ciência Viva,salientou a importância das sinergias que proporcionam o acesso   às questões das ciências de forma diversificada e complementar.

Após a sessão oficial de abertura os alunos das escolas D. Filipa de Lencastre e EB23 António Sérgio tiveram a possibilidade de conversar com o Professor Jorge Miguel Proença do Instituto Superior Técnico sobre sismos, um fenómeno natural que tem forte impacto junto do público.

Durante a intervenção, o especialista pode conversar com os alunos sobre a forma como a ciência e a tecnologia estão a trabalhar para a prevenção e minimização dos riscos. A converssa deu o mote para a elaboração de um suplemento de 4 páginas “falando de ciências”.

A sessão de abertura contou ainda com a presença dos parceiros Institucionais do projeto tais como Manuela Galhardo, secretária executiva da Comissão Nacional da  Unesco e Fernando Pinto do Amaral Comissário do Plano Ler+.

23/11/2012 | Medialab - Diário de Noticias

Centro Educativo
Bem-vindo ao Media Lab
Media Lab selecionado pela Evens Foundation
É preciso experimentar, experimentar...
World Young Reader Prize 2011
Destaque - Ministro da Educação no Media Lab
Vídeo Literacia Mediática em Portugal
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email