| PROGRAMAS > MANCHETES TEMPLATES DE TRABALHO
Manchetes templates de trabalho

Manchete - Limpeza do Tejo vai custar um milhão de euros - 21.02

A limpeza da poluição do Rio Tejo vai custar mais de uma milhão de euros ao Estado. Esta é uma operação que implicará a remoção de 30 mil metros cúbicos de sedimentos depositados no rio e, como tal, será um processo moroso. Conforme declarações do ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, esta limpeza exigirá equipamentos específicos e , por isso, levará cerca de um mês para ser executada.

Esta limpeza vem no seguimento da espuma detetada nas margens do rio Tejo.

 

Manchete - Bruxelas propõe ajuda na sequência dos fogos- 15.02

A comissão europeia propôs hoje a atribuição de 50,6 milhões de euros a Portugal na sequência dos fogos que devastaram o país no ano passado.Este fundo, que será entregue ao abrigo do Fundo de Solidariedade da União Europeia, foi anunciado pela comissária responsável pela Política Regional, Corina Cretu, que informou ainda que mais países europeus serão ajudados na sequência de desastres naturais. Portugal será o país que mais dinheiro vai receber. 

Manchete - Governo fiscaliza promoções de viagens de finalistas - 06.02

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, confirmou que as promoções de viagens de finalistas estão ser fiscalizadas depois de surgirem suspeitas de estas acontecerem ilegalmente dentro de algumas escolas. A Inspeção-geral de Educação e Ciência (IGEC) terá recebido várias denúncias de que as escolas estariam a ceder as suas instalações para reuniões entre empresas e pais, relativas às viagens de finalistas que se realizam geralmente na Páscoa. 

Manchete - Poluição registada no rio Tejo - 06.02

O proTejo - Movimento pelo Tejo acusou a Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) de "incompetência" na recolha de amostras depois de um episódio de poluição registada no rio, em particular no açude de Abrantes. O movimento refere em comunicado que a recolha das amostras demorou uma semana a ser feita aos alvos de inspeção: quatro ETAR urbanas e três empresas - Celtejo, Navigator e Paper Prime, o que pode alterar as provas. 

Manchete - 700 mil portugueses estão sem médico de família - 19.01

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, assume que não dorme descansado por saber que 700 mil portugueses continuam sem médico de família. Contudo, Fernando Araújo recorda que há dois anos eram 1,2 milhões de portugueses nesta situação. Entretanto já foi iniciado um concurso para admissão de cerca de 100 médicos de família, o que permite atribuir um médico para mais de 170 mil utentes. A região de Lisboa e Vale do Tejo são as mais deficitárias.

Manchete -  Metada da polícia só tem polícia a mais de 5km - 17.01

Uma equipa de peritos em informação geográfica e segurança da Universidade Nova constatou que existe um desfasamento entre a distribuição da população e das forças de segurança. Mais de 50% da população vive a uma distância de 5km da força policial mais próxima. Este fator faz com que existam casos em que a polícia demora duas horas a intervir. A perceção que a população tem da segurança do país diminui. A investigação foi apoiada pelo Sistema de Investigação Interna. 

Manchete - Falta de mão-de-obra no turismo português - 04.01

O crescimento do turismo em Portugal tem contribuído para o surgimento de novos empregos na área da restauração e do alojamento turístico. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), calcula que sejam necessários 40 mil novos trabalhadores, mas alerta para a falta de mão-de-obra no setor. Segundo a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto, o problema é sentido por cerca de 50% das empresas de restauração.

Manchete - Escolas sem dinheiro para aquecer as salas - 04.01

Com o reinício das aulas, os diretores das escolas públicas denunciam o atraso no pagamento das verbas de 2017 e admitem dificuldades de funcionamento. Devido às altas faturas energéticas e dificuldades em pagar as contas no fim do mês, as escolas não ligam os aquecedores das salas de aula e não renovam os materiais informáticos. Segundo o presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares, Manuel António Pereira, algumas salas de aulas registaram zero graus.

Manchete - Portugal eleito melhor destino turístico do mundo - 12.12

Portugal foi eleito o Melhor Destino Turístico do Mundo, nos World Travel Awards 2018 que decorreram no Vietname. O país ganhou seis "óscares do turismo" e ainda há três meses tinha sido considerado o Melhor Destino Europeu. Lisboa foi considerada Melhor Citybreak do Mundo e a Madeira como Melhor Destino Insular. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, marcou presença na cerimónia de entrega de prémios e garante que "Portugal arrasou!". 

Manchete (FALANDO DA EUROPA) - Portugal pode não cumprir medidas do PEC - 24.11

No passado dia 22 de novembro, a Comissão Europeia considerou que o esboço de Portugal para o Orçamento de 2018 “pode resultar num desvio significativo” do ajustamento recomendado. Isto significa que há o risco de não se cumprirem as medidas estabelecidas pelo  Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC). Assim, Bruxelas convidou as autoridades a tomarem as medidas necessárias para garantir que o orçamento para 2018 está em conformidade com o PEC.

Manchete - Ministro do Ambiente rejeita críticas face à seca - 22.11

O ministro do Ambiente, João Marques Fernandes, rejeitou as críticas feitas ao governo em relação à seca que está a afetar todo o país, referindo que já foi criado um plano de contingência. Uma das medidas tomadas é a restrição da água utilizada para a produção de energia nas barragens. O ministro afirma que a poupança de água "é uma responsabilidade de todos" e garante que o governo está a fazer tudo ao seu alcance para evitar os problemas maiores que resultam da seca. 

Versão em Inglês:

The minister of the Environment, João Marques Fernandes, rejected the critics against the drought that is affecting the entire country, noting that a contingency plan has already been set up. One of the policies is the restraint in the amount of water used for energy production in dams. The minister said that water savings are a responsibility of all and ensures that the government is doing everything in its power to avoid major problems resulting from drought. 

(Chamada 1) - Salvador Sobral vence prémio Europeu - 22.11

O vencedor da Eurovisão, Salvador Sobral, foi ontem considerado um dos artistas que mais se destacou este ano, na Europa, nos European Border Breakers Awards. 

Versão em Inglês:

The winner of Eurovision 2017, Salvador Sobral, was yesterday considered one of the most outstanding artists, at the European Border Breakers Awards. 

 

Manchete - Polícia Martíitima e Marinha - 20.11

A partir de 2018, militares da Marinha vão operar e manter uma lancha da Polícia Marítima (PM). Esta será a primeira embarcação da Polícia Marítima com capacidade para navegar em alto mar. A nova Unidade Auxiliar da Marinha (UAM) iniciou, esta semana, testes no mar e representa uma revolução na história das duas organizações. Esta nova medida e cooperação entre as organizações dá corpo ao conceito "função Guarda Costeira", que apenas vigora em França.

 

(Manchete) Casos de Legionella aumentam - 06.11 

A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, comunicou as conclusões preliminares do relatório sobre o surto de legionella, concluindo que a fonte de infeção é, de facto, no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. Até à data já se confirmaram 54 casos de legionella. A informação foi avançada pela Direção-geral de Saúde (DGS) e pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA). Cinco destas 54 pessoas morreram. 
 
 

(Manchete) Blog temático Falando da Europa - Portugal é o país mais amigável da Europa - 08.11

Segundo um estudo internacional do da InterNations, que tem como objetivo averiguar quais os países mais amigáveis para emigrantes, concluiu que Portugal é o país mais amigável da Europa e o 10.º mais amigável do mundo. Os fatores analisados neste estudo são a qualidade de vida, a segurança e a facilidade de adaptação, que está dependente do povo que acolhe. Neste caso, os portugueses. Assim, os portugueses foram considerados o povo mais amigável para emigrantes.

 

(Manchete) Marcelo visita vítimas dos incêndios - 20.10

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve sexta-feira no hospital de Viseu para visitar as vítimas dos incêndios que têm ocorrido no país. Marcelo mostrou-se confiante de que hoje, na reunião de Conselho de Ministros, seja encontrada uma "solução expedita" para os familiares das vítimas. O Presidente afirmou, ainda, em declarações aos jornalistas, que tem havido um acordo entre os familiares das vítimas de Pedrogão Grande e o Governo, fruto das conversações.

 

(Chamada 1) Proibido pescar sardinhas em 2018 - 20.10

Devido à acentuada diminuição do stock nos últimos anos, o Conselho Internacional para a Exploração do Mar aconselhou a suspensão da pesca da espécie.

 

(Chamada 2) O primeiro filme pintado à mão - 20.10

O filme sobre a história do pintor Vincent van Gogh é totalmente feito a partir de pinturas de óleo e chegou às salas de cinema esta quinta.

 

Manchete Escolas atraso nas eleições - 09.10

O ano de 2017 foi marcado por diversas alterações nas direções dos estabelecimentos de ensino. Tais mudanças justificam, segundo o Ministério da Educação e o presidente do Conselho de Escolas (CE), que ainda não se tenha procedido às eleições do principal órgão representativo das escolas, o CE. A denúncia é feita pelo blogue "Com Regras" e aponta o facto de as eleições só agora terem sido marcadas para o dia 5 de Dezembro, pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

 

Manchete Reconstrução de Pedrógão - 17.07

Um mês depois dos incêndios que atingiram o concelho de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, as palavras de ordem são "limpar e reconstruir". Algumas casas e terrenos começam já a ser reconstruídos, graças à ajuda de grupos de voluntários. Um desses grupos, nomeadamente, composto por voluntários de Aveiro, Coimbra, Lisboa e Espanha, juntou-se, pela primeira vez, na manhã de sábado, com o fim de ajudarem um casal que tem feito a ponte entre terras vizinhas, a Dina e o João.

 

Manchete Polícias Cova da Moura - 13.07

Hoje, o Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP afirmou que, caso se verifique que os 18 polícias acusados das agressões, na Cova da Moura são, de facto, culpados, os mesmos devem ser expulsos da instituição policial. O comunicado explica que tal iria "reparar o bom nome, o prestígio e a legitimidade" dos profissionais. O Ministério Público acusa os agentes da esquadra de Alfragide de denúncia caluniosa, injúria, ofensa à integridade física e falsidade de testemunho.

 

Manchete Chumbos nas escolas - 04.07

Orientações do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, estão a fazer com que as escolas pressionem os professores para aumentarem as notas e passarem de ano alunos com quatro ou cinco negativas. Este considera o chumbo uma "medida excecional" no 2º, 3º, 5º, 7º, 8º, 10º e 11º anos. A informação foi avançada pelo Jornal I, nesta terça feira, depois de uma denúncia feita por vários professores e diretores de norte a sul do país.

 

Manchete Lei do Tabaco - 01.06

No início do próximo ano deverá entrar em vigor a segunda alteração à lei do tabaco que proíbe que, ainda que ao ar livre, se fume em locais destinados a menores, como é o caso de parques infantis e campos de férias. A proposta do Governo para a alteração à lei do tabaco será votada hoje, na Assembleia da República. Para além do referido, os novos produtos de tabaco serão equiparados aos cigarros tradicionais. A nova lei altera, ao todo, 17 artigos e acrescenta dois novos.

 

Manchete Forças de Segurança Atentado 05.24

A Unidade de Coordenação Antiterrorista (UCAT) está a acompanhar os desenvolvimentos que se seguem ao atentado, em Manchester. O atentado deixou em alerta as principais forças e serviços de segurança, em Portugal, que estão, atualmente, a fazer uma avaliação de ameaça dos festivais e concertos de verão. A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna garante que as medidas de segurança serão ajustadas ao grau de risco atribuído a este tipo de eventos.

 

Manchete Europa 05.11

Sob o tema “Portugueses PELA UE: Oportunidades”, o Media Lab DN, juntamente com o Espaço Europa, visa sensibilizar os jovens, do secundário e profissional, para a cidadania europeia. Durante cinco sessões entre abril e maio, os alunos são desafiados a serem jornalistas da Europa, abordando o tema de cada sessão em forma de notícias para rádio, vídeo e jornal impresso. O tema de hoje é "A mobilidade e a solidariedade na Europa", apresentado por Fernanda Fernandes.

 

Manchete Europa 05.02

Sob o tema “Portugueses PELA UE: Oportunidades”, o Media Lab DN, juntamente com o Espaço Europa, visa sensibilizar os jovens, do secundário e profissional, para a cidadania europeia. Durante cinco sessões entre abril e maio, os alunos são desafiados a serem jornalistas da Europa, abordando o tema de cada sessão em forma de notícias para rádio, vídeo e jornal impresso. O tema de hoje é "A importância dos Media na educação", apresentado pela Direção Geral da Educação.

 

Manchete Europa 04.28

Sob o tema “Portugueses PELA UE: Oportunidades”, o Media Lab DN, juntamente com o Espaço Europa, visa sensibilizar os jovens, do secundário e profissional, para a cidadania europeia. Durante cinco sessões entre abril e maio, os alunos são desafiados a serem jornalistas da Europa, abordando o tema de cada sessão em forma de notícias para rádio, vídeo e jornal impresso. O tema de hoje é «Estimular o capital social e a motivação para aprender».

 

Manchete Europa 04.27

Sob o tema “Portugueses PELA UE: Oportunidades”, o Media Lab DN, juntamente com o Espaço Europa, visa sensibilizar os jovens, do secundário e profissional, para a cidadania europeia. Durante cinco sessões entre abril e maio, os alunos são desafiados a serem jornalistas da Europa, abordando o tema de cada sessão em forma de notícias para rádio, vídeo e jornal impresso. O tema de hoje é "Desenvolvimento e Cidadania Ativa dos Jovens através dos programas do IPDJ e Erasmus+ JA".

 

Manchete europa 04.17

Sob o tema “Portugueses PELA UE: Oportunidades”,  o Media Lab DN, juntamente com o Espaço Público Europeu - Espaço Europa, visa sensibilizar os jovens, do secundário e profissional, para a cidadania europeia. Durante cinco sessões entre abril e maio, os alunos são desafiados a serem jornalistas da Europa, abordando a temática de cada sessão em forma de notícias para rádio, vídeo e jornal impresso. O tema de hoje é "Jovens e oportunidades de formação na Europa".

 

 

 

Manchete 7.04.17

Familiares da GMG são jornalistas por um dia

"Aprender fazendo" é o lema do Media Lab do Diário de Notícias que desafiou os filhos e amigos dos colaboradores da Global Media para, nas Torres de Lisboa, vestirem o colete de jornalista e realizarem o seu jornal em formato papel, rádio e vídeo. Após uma conversa sobre a importância de estar informado e algumas regras de jornalismo, analisaram as notícias do dia e divididos em grupos aceitaram o desafio de vir passar uma manhã diferente com os Media, nas férias da Páscoa.

DN, JN Dinheiro Vivo, O Jogo, Delas e as revistas Evasões ou Volta ao Mundo foram alguns dos sites das marcas visitados pelos alunos, assim como a Rádio TSF onde após uma visita gravaram também um noticiário com as notícias do dia.

 

Manchete dia 28.03 - European Money Week

Este ano, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) e o Instituto de Formação Bancária (IFB), entre outros, associam-se, mais uma vez, à European Money Week que decorre entre os dias 27 e 31 de Março. Esta é uma iniciativa da Federação Bancária Europeia que junta mais de 30 países e tem como objetivo complementar o trabalho feito pelas instituições financeiras e sensibilizar para a importância da educação financeira e a adoção de comportamentos financeiros mais informados.

 

 

Manchete dia 20.03 - Papa Francisco

O Papa Francisco irá realizar uma visita a Portugal, no dia 12 de maio, tendo em vista a celebração do centenário das aparições, em Fátima. Consequentemente, as autoridades portuguesas estão, neste momento, a avaliar os sistemas de segurança, entre os quais, a possível utilização de um sistema com a capacidade de anular os sinais emitidos por um drone que sobrevoe ilegalmente o espaço aéreo, em Fátima. Em Lisboa, este estará também limitado para a aterragem do avião papal.

20/03/2017 | Medialab - Diário de Noticias

Programas
Inscrições, horários e preços
JORNAL ESCOLAR: da ideia à concretização
Redação do Século XXI
Workshops Temáticos
Sábados em Família no DN
Sessões para Pré-escolar no Media Lab
"Conheça o Diário de Notícias"
Manchetes templates de trabalho
Conteúdos Relacionados
Manchetes templates de trabalho
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email