| COMUNIDADE > PLANO NACIONAL DE LEITURA
Plano Nacional de Leitura

Parceria PNL -  Media Lab

O Plano Nacional de Leitura tem como objectivo central elevar os níveis de literacia dos portugueses e colocar o país a par dos nossos parceiros europeus.

A par dos programas de promoção da leitura lançados no quadro do Plano, é desejável que surjam livremente múltiplas e variadas iniciativas, de âmbito local, regional e nacional, levadas a cabo por organizações da sociedade civil, por profissionais e por voluntários.

 

 

O Plano Ler+ Destina-se a criar condições para que os portugueses possam alcançar níveis de leitura em que se sintam plenamente aptos a lidar com a palavra escrita, em qualquer circunstância da vida, possam interpretar a informação disponibilizada pela comunicação social, aceder aos conhecimentos da Ciência e desfrutar das grandes obras da Literatura.

É neste quadro de objetivos gerais que se justifica plenamente o apoio do Plano Nacional de Leitura ao projeto Medialab da iniciativa do Centro Educativo do Diário de Notícias.

Consideramos ainda que há outras vertentes mais específicas da aprendizagem da leitura e da escrita que são contempladas neste projecto:

  • Enriquecimento cultural dos alunos numa perspetiva transdisciplinar, através  da leitura de textos da comunicação social e a subsequente formação de leitores do mundo.
  • Desenvolvimento do espírito crítico necessário para o desenvolvimento de uma cidadania responsável e ativa.
  •  Apropriação do funcionamento da língua, nomeadamente, a utilização das diferentes categorias gramaticais.
  • Contacto com diferentes estratégias e técnicas de escrita promotoras da capacidade de síntese.
  • Recurso a uma dimensão lúdica da escrita através da elaboração de diferentes tipologias de texto: notícia, entrevista e crónica.

 

 

 

 


                            http://4.bp.blogspot.com/-BXE7Q-nlcYA/UBT8x0-k8KI/AAAAAAAAEmo/BgtF4Gi0FEI/s1600/ler+mais.png

Desafia as escolas do Secundário do continente e os seus professores a prepararem e a orientarem os alunos para que façam promoção de leitura junto das comunidades locais, ao mesmo tempo que eles próprios se envolvem com a leitura, mobilizando, designadamente, a população sénior para colaborar nas dinâmicas decorrentes dos projetos de leitura desenvolvidos por cada escola.

 ver mais - Ler+Jovem


 

15/03/2011 | Medialab - Diário de Noticias

Comunidade
Comunidade - Parcerias
Gabinete Parlamento Europeu
Portal da Literacia Mediática
Gabinete para os Meios de Com. Social
Plano Nacional de Leitura
Um dia com os Media
Vimeca
Pordata
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email