| PROGRAMAS > PROGRAMAS MEDIA LAB
Programas Media Lab

Desafios do Media Lab 

Os workshops que o Media Lab DN oferece são adequados aos diferentes públicos, conforme se destinam a alunos, séniores ou a famílias. Decorrem no centro educativo do Diário de Notícias.

A sessão é realizada com o apoio de monitores especializados e com todo o equipamento necessário para concretizar os desafios propostos.

O desafio base que lançado é que os seus participantes façam a 1.ª Página de um jornal, percebendo os rigorosos critérios de selecção de notícias, imprimindo-lhes um cunho próprio, embora respeitando as regras jornalísticas, e tomando assim consciência do mundo à sua volta.

Além deste desafio, o Media Lab DN tem desenvolvido outros workshops temáticos, em que os participantes podem ir mais além no trabalho de "jornalista". 

A Escola subscritora garante que dispõe das necessárias autorizações para a captação e divulgação de imagens dos participantes pela Entidade Formadora, as quais poderão ser utilizadas pelas sociedades detidas pelo GLOBAL NOTÍCIAS MEDIA GROUP, S.A, quer em publicações impressas, quer on-line, não tendo esta qualquer responsabilidade no caso de eventuais reclamações de terceiros referentes à captação ou divulgação das referidas imagens.

Informamos que cada sessão tem um valor de inscrição de 6,50€ /aluno (IVA Inc.). O min. de participantes é de 20 e o máx. 55. No entanto, nos casos dos grupos terem menos de 20 inscritos, a sua participação poderá ser aceite e ficar condicionada à incorporação noutro grupo de alunos. Mais info.

  • Condições especiais para grupos da mesma escola ou agrupamento a partir dos 51 alunos.
  • Condições especiais para ATL,s nas épocas de férias escolares.
  • Ver AQUI tabela preços.

 

"Faz a tua 1.ª Página"

Os alunos vão ser jornalistas e editores, vivendo assim a experiência de criar a 1ª página de um jornal. Vão selecionar e escrever as notícias, escrever os títulos, escolher as imagens e legendá-las e ainda discutir os critérios que vão justificar as escolhas para a edição da sua 1ª página final.

Adaptado a todos os públicos.

"Trabalhar em Editorias"

Este é o desafio para os mais crescidos: construir um jornal de 4 páginas. Aqui, os alunos vão ser jornalistas e editores, vivendo a experiência de trabalhar em equipa para produzir um jornal. Vão selecionar e escrever as notícias, os títulos, escolher as imagens e legendá-las, bem como aprender como são tomadas as decisões editoriais e discutir os critérios que irão justificar a edição da sua 1ª página final. Trabalham em grupos de 8 (6 editores, 1 diretor e um subdiretor), resultando num jornal por mesa.

Destinado a público a partir do 9.º ano do ensino básico.

"Redação do Século XXI"

Enquanto alguns alunos trabalham escrita para uma 1.ª página ou editorias, os restantes podem participar em actividades multimédia. Num verdadeiro trabalho de equipa, uns dedicam-se aos géneros de escrita tradicionais para papel, outros trabalham em vídeo ou rádio. Estes últimos, no final do workshop terão construído um noticiário em vídeo e/ou  em rádio, que serão, pós-edição, visualizados, escutados e partilhados on-line nas redes sociais do Media Lab DN.

Destinado a público a partir do 5.º ano do ensino básico.

"Programa para Famílias"

Aos sábados de manhã as familias são convidadas a fazer a 1ª página de um jornal com as notícias de atualidade ou da sua família que queira ver na sua 1ª página.

Os media são hoje parte, inquestionável, das nossas vidas. Saber consumir a informação de forma crítica, e produzir conteúdos de forma criteriosa, exigente e responsável é indispensável para uma formação completa e uma cidadania participativa.

Com o apoio de monitores especializados, pais e filhos, avós e netos, familias irão partilhar uma vivência enriquecedora e estimulante.

 

"Repórteres de Guerra"

Com o workshop  "Repórteres de Guerra -  Um olhar sobre a 1.ª Guerra Mundial", pretendemos estimular e reforçar o conhecimento dos alunos sobre a Primeira Guerra Mundial e a história de Portugal e da Europa, na primeira metade do século XX.

Destinado a público a partir do 7.º ano do ensino básico.

"Falando de Saúde"

Aliando a literacia dos media à literacia em saúde, os alunos serão desafiados a "construir" o seu jornal, de uma ou quatro páginas, com o objetivo de alertar, consciencializar e noticiar boas práticas bem como os problemas e consequências resultantes de práticas menos saudáveis. O enfoque é colocado em notícias sobre os temas do Referencial de Educação para a Saúde e o PES. A saber: 

  • Saúde mental e competências socioemocionais;
  • Educação para os afetos e a sexualidade;
  • Alimentação saudável e atividade física;
  • Higiene corporal e saúde oral;
  • Hábitos de sono e repouso;
  • Educação postural;
  • Prevenção do consumo de tabaco, bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas, bem como de comportamentos aditivos sem substância.

1ª Página - destinado a público a partir do 5.º ano do ensino básico.

Jornal de 4 páginas - destinado a públicos a partir do 9º ano do ensino básico.

"25 de abril... e depois?"

Destinado ao público do 9.º ano, ensino secundário e profissional, este workshop irá levar os jovens numa viagem pelos encantos da história, através de dados estatísticos e vídeos fornecidos pela Pordata e pelo Centro de Documentação 25 de abril (Universidade de Coimbra).

Depois, o desafio é simples e divertido: escrever sobre as grandes mudanças que ocorreram desde 1974, na sociedade portuguesa. Os alunos dividem-se pelas diferentes editorias e escrevem o(s) seu(s) artigo(s) de análise sobre determinado(s) tema(s) que considerem ter sofrido mudanças mais marcantes e relevantes.

No final, cada grupo ficará com um suplemento temático onde, de forma heterogénea, estarão retratadas algumas das mudanças que a sociedade portuguesa sofreu desde 1974 até aos dias de hoje.

"Falando de Ciências"

Com base nas notícias sobre os temas de ciência mais atuais e polémicas, os alunos a partir do 9.º ano vão fazer um suplemento inteiramente dedicado à ciência. Trabalharão as editorias de Tecnologia, Saúde, Ambiente e a 1.ª Página.

Os alunos a partir do 3.º ciclo, com base nas notícias do DN, vão também abordar a ciência e fazer a sua 1.ª página.

Todos trabalham tendo em conta as principais regras jornalísticas de organização e produção de conteúdos, mantendo assim o objetivo pedagógico do programa.

"Ecojornalistas: Missão 3R"

Os alunos são desafiados a serem "Ecojornalistas" e a elaborar um jornal temático de quatro páginas ou uma 1.ª Página com base em temas ambientais relacionados com os Resíduos Urbanos (RU).

Objetivo? Sensibilizar para o tema da gestão eficaz dos RU produzidos diariamente e a importância dos 3R.

Como? Apresentando a informação num formato atrativo em que a mensagem é transmitida através da prática (fazer), descobrindo a sua missão: os 3R (Reduzir-Reutilizar-Reciclar).

"Falando da Europa"

Os alunos são "jornalistas da Europa", pesquisam notícias nos media, ficando a par de vários temas europeus transversais às várias editorias, para construirem o seu jornal nos vários suportes.

Destinado a público a partir do 7.º ano do ensino básico.

"Portugal Pela Floresta"

Mais um workshop de literacia mediática, desta vez dedicado ao tema da floresta.

Os conteúdos deste workshop foram desenvolvidos no âmbito do "Portugal pela Floresta", um programa do Ministério da Agricultura e do Mar, em parceria com um conjunto de entidades que trabalham o tema, nomeadamente projetos de Educação para a Floresta, como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre outros parceiros.

Os alunos analisam conteúdos de media e fazem a sua 1.ª página totalmente dedicada à floresta. Transformam-se em verdadeiros embaixadores da causa.

 

"Visita ao Diário de Notícias"

O Media Lab proporciona também visitas ao Diário de Notícias, a todos os públicos, sem a atividade prática do "Faz o teu jornal", onde os participantes conhecem a história do DN, através de uma apresentação e vídeo, bem como visitam e ficam a saber como funciona a redação deste diário centenário, fundado em 1864. Havendo disponibilidade por parte dos intervenientes a visita à Rádio TSF poderá também acontecer. Min 15 e máx 40 participantes /visita.

Tempo aproximado da visita: 90/120 min.

Públicos: todos. Mais info

Outros Workshops para Professores

Conferências e outras formações.

Fique atento.

 

14/03/2011 | Medialab - Diário de Noticias

Programas
Inscrições, horários e preços
Programas Media Lab
JORNAL ESCOLAR: da ideia à concretização
Redação do Século XXI
Workshops Temáticos
Sábados em Família no DN
Sessões para Pré-escolar no Media Lab
Manchetes templates de trabalho
"Conheça o Diário de Notícias"
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email