| PROGRAMAS > REDAÇÃO DO SÉCULO XXI
Redação do Século XXI

"Redação do Século XXI"

Enquanto alguns alunos trabalham em 1ª Página ou um Jornal de 4 páginas, os restantes podem participar em actividades multimédia. Num verdadeiro trabalho de equipa, enquanto uns se dedicam à construção de notícias escritas, outros escrevem para gravar notícias em vídeo (noticiário vídeo), ou ainda, outros escrevem para gravar notícias em áudio (noticiário rádio). O fotojornalismo também não vai ficar de fora.

Nota: Os alunos que realizem as atividades - vídeo ou rádio - não farão o desafio base de 1ª Página ou Editorias. Os grupos devem vir previamente divididos.

1ª Página 

Os alunos serão jornalistas e editores, vivendo a experiência de criar a 1ª página de um jornal. Vão selecionar e escrever as notícias, os títulos, escolher as fotografias e, ainda, discutir os critérios que justificam a edição da sua 1ª página.

Descrição da atividade: Produção de uma 1ª página com: Barra, Manchete, Destaque Fotográfico e duas Chamadas. 

Jornal de 4 páginas

Em grupos de 8, os alunos compõem uma direção de redação, com 1 diretor, um sub-diretor e 6 editores, um por cada secção. Serão jornalistas e editores, vivendo a experiência de criar um jornal de 4 páginas, selecionando e escrevendo as notícias, os títulos, escolhendo fotografias e, ainda, discutindo os critérios que justificam as suas escolhas, bem como das notícias que serão espelhadas nas chamadas da capa do seu jornal.

Descrição da atividade: Produção de um jornal de 4 páginas através de um trabalho de equipa no qual cada um deverá construir conteúdos, a partir das noticias do dia, como: Barra, Manchete, Destaque Fotográfico, três Chamadas para a capa; e 2 notícias por editoria com fotografia. 

Fotojornalismo 

Uma imagem vale mais que mil palavras, por isso os alunos são incentivados a perceber o caráter informativo das fotografias que muitas vezes acompanham as notícias.

Descrição da atividade: Reportagem fotográfica da sessão (máximo de 10 alunos) Nota: os alunos devem trazer as suas máquinas e cabos de ligação ao computador.

Videocast/Podcast

Os jornalistas do séc. XXI produzem conteúdos não só para o formato papel, mas também para plataformas digitais. Os alunos aprendem a elaborar conteúdos noticiosos em formato vídeo ou áudio, que serão alojados nas redes sociais.

Descrição da atividade: Produção de um noticiário em formato vídeo ou rádio (máximo 10 alunos).

Jornal Escolar

Estar informado começa no ambiente escolar, por isso os alunos têm aqui a oportunidade de começar um jornal que retrate as notícias e novidades da escola.

Descrição da atividade: Elaboração de um jornal escola, em template próprio (múltiplos de 8 alunos.)
Observação: Trazer material sobre os eventos escolares (imagens).

 

Para melhor esclarecimento, apresentamos aqui dois exemplos práticos de distribuição dos alunos participantes nas diversas atividades: 

Cenário 1 - Turma de 8º ano com 26 alunos

  • Grupo A - 1ª Página: 10 alunos
  • Grupo B - Jornal Escolar ou Noticiário Rádio ou Vídeo: 8 alunos
  • Grupo C - Jornal Escolar ou Noticiário Rádio ou Vídeo: 8 alunos

Cenário 2 - Turmas de 10º ano com 48 alunos 

  • Trabalhar em Editorias: 24 alunos
  • Noticiário Rádio: 10 alunos
  • Noticiário Vídeo: 10 alunos
  • Fotografia: 4 alunos
30/10/2013 | Medialab - Diário de Noticias

Programas
Inscrições, horários e preços
JORNAL ESCOLAR: da ideia à concretização
Redação do Século XXI
Workshops Temáticos
Sábados em Família no DN
Sessões para Pré-escolar no Media Lab
"Conheça o Diário de Notícias"
Manchetes templates de trabalho
Facebook Facebook Twitter Instagram Enviar Email