Colégio Andrade Corvo
Afonso Pereira Caldeira 8º ano - ID: 454
1
Erudição
Tic-tac - Metano na Sibéria, uma bomba quase a explodir!
O aquecimento global é um grave dilema ambiental, e pode tornar-se ainda mais grave. A Sibéria encontra-se assombrada por milhões de toneladas de metano, um gás de estufa mais perigoso que outros, congelado no solo.
Este permafrost é uma ameaça ao planeta, no sentido em que o metano encontra-se aprisionado e congelado com as temperaturas atuais, e o seu aumento conduzirá a uma libertação célere e catastrófica deste gás.
Açúcar patente na formação de estrelas
Um elemento semelhante ao açúcar, um constituinte essencial à vida, descoberto na formação de uma estrela.
Caldeiras, Usinas e Reactores Nucleares mais seguros
O aquecimento de água a altas pressões, e as bolhas libertadas por esta, representam um problema para instalações como caldeiras, já que podem gerar explosões e destruir equipamentos e vidas.Assim foi criado um aço super-hidrofóbico, que impede a formação destas bolhas.
Erudição
1
Equipamento usado no estudo dos Raios Gama
Idade Gama

Surpreendente estudo científico revela segredos de raios gama
Um estudo científico permitiu perceber que até as radiações com as mais elevadas frequências, podem ser refractadas, corroborando teorias transactas.
Até ao momento presente, vários cientistas, já tinham comprovado que os raios gama não podiam ser refractados. Todos esses saberes alteram-se agora, com espelhos de ouro ou sílica é possível aplicar tal efeito aos raios gamas, devido à força do campo eléctrico dos núcleos dos materiais.
Estes novos desenvolvimentos em relação a este tipo de radiação, anima todo o mundo científico com a possibilidade de utilização destes raios em meios muito concretos. Assim, pretende-se usar os raios gamas para detectar (ao nível dos micrómetros), a localização exacta de certos elementos usados em terapias de doenças no nosso cérebro (como o lítio), ou a análise de como decorre o desgaste das bateria de lítio. Será este o mote para o ínício da Idade Gama?
Ouro - Destruidor de ADN
As nano partículas de ouro possuem a capacidade de desconstruir, decompor e rasgar as moléculas de ADN. Este facto, foi objecto de um estudo que permitiu perceber tais qualidades, e assim lançar um importante alerta sobre os medicamentos compostos por ouro, e a forma como este se relaciona com as células vivas.
Decomposição das moléculas de ADN pelas nano partículas de ouro
Parkinson ... mais um passo ...
As nossas células adultas, podem ser alteradas, para se tornarem estaminais. Esta descoberta beneficiará os doentes de Parkinson, já que as células dos pacientes podem ser reprogramadas, e assim, ajudar na terapia da doença.
Abandono de Idosos aumenta
Numa época em que a nossa sociedade sofre uma crise de valores morais, os nossos jovens com mais experiência, são cada vez mais abandonados, em hospitais e em lares, chegando alguns a viver isolados. Este é assim um dilema da nossa sociedade.
Alzheimer vs Anticorpo
Foi descoberto um anticorpo que elimina o efeito de uma proteína que destrói as ligações dos neurónios, causando assim o denominado Alzheimer. Este é um promissor avanço nesta área, que pode permitir um desenvolvimento na terapia do Alzheimer.