EB O Leão de Arroios e EB S. Vicente
Escola Ciência Viva - ID: 1158
108
Viva a ciência
Alunos da Escola Ciência Viva descobrem a exposição Bom apetite! A ciência está na mesa
Os alunos do 4.º ano da EB O Leão de Arroios e do 3.º ano da EB S. Vicente vieram à Escola Ciência Viva para colocarem as “mãos na massa”, numa semana repleta de Ciência.

Pequenos cientistas, grandes questões!
Como é ser cientista? É estar sempre atenta e disponível para expandir os conhecimentos e poder fazer uso dos mesmos. O que mais gosta do seu trabalho? Todos os dias ter a oportunidade de aprender novas coisas. Como cuida do ambiente? Adotando comportamentos corretos. Transmitindo essa preocupação aos meus netos e a públicos como vocês. Procurando que outros também se empenhem.
Encontro com a investigadora Maria Amélia Martins-Loução
Maria Amélia Martins-Loução, professora jubilada da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, veio até à Escola Ciência Viva, com a sua equipa de trabalho, explicar aos alunos a riqueza dos solos e a importância da sua preservação.
Para tal, os alunos presentes tiveram a oportunidade de colocar as “mãos na massa” em duas atividades experimentais: determinar a textura do solo e explorar um terrário. Assim, ficaram a conhecer melhor o solo e os seus diferentes constituintes.
Por fim, a investigadora deixou também algumas dicas sobre como todos nós podemos ajudar a reduzir a pegada do azoto.
Viva a ciência
108
Os alunos do 3º 1ª da Escola Básica de São Vicente estiveram na Escola Ciência Viva
Foi uma semana participada, experimentada e muito divertida.
Esta foi uma semana de experiências maravilhosas que jamais serão esquecidas.
Desde a magia da ilusão, à hora do código, passando pela experiência das exposições “Sabias que é bom arriscar?” ou “Humm que bom…ser saudável!”, um saltinho à Dóing e as madalenas?
Pontes seguras – uma atividade IBM
Mas o auge foi quando a Ana Rita e a Sofia nos ensinaram a fazer Pontes “ E elas não caíram!”
Explora, explora, explora! - ”Vamos ser cientistas.”
Decifrando a densidade – outra atividade IBM
Será que conseguimos?
Nós gostámos muito desta atividade porque o nosso professor “ficou preso” num castelo. Ou seja, para o salvarmos tínhamos de construir uma plataforma – a partir de um material escolhido: papel de alumínio, plasticina ou folha de papel – capaz de transportar uma chave.
O desafio consiste em construir uma plataforma capaz de transportar uma chave num percurso com água, que simula o curso de um rio.
A Hora do Código - Lightbot
Nesta atividade de programação, em que usámos os iPads, tivemos de dar indicações a um robot para ele fazer os percursos necessários para conseguir acender as luzes nos ladrilhos azuis. Gostámos muito de realizar esta atividade.
Afinal o que é a ciência?
… é o que nós inventamos.
… é descobrir.
… é uma aventura.
… é explorar coisas novas.
… é explorar e aprender.
Encontro com uma ecóloga
Estivemos com uma cientista que nos falou sobre o planeta Terra.
Trouxe um terrário e diversos tipos de terra, onde metemos a mão!Foi interessante, gostámos e aprendemos muito.
Fomos cientistas e vamos ensinar todos a Reciclar.