EB St.º António e EB Convento do Desagravo
Escola Ciência Viva - ID: 1168
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Viva a Ciência
Alunos da Escola Ciência Viva no jardim perto do Pavilhão do Conhecimento!
Durante a semana na ECV os alunos da EB St.º António e EB Convento do Desagravo viram que a ciência está presente em todo o lado, até nos intervalos!

Pequenos cientistas, grandes questões!
Porque é que quis ser cientista? Na realidade todos nós nascemos cientistas, ou seja, quando não sabemos as coisas tentamos descobrir como funcionam. Nesse sentido, ser cientista é realizar diversas perguntas até chegarmos às respostas.
Encontro com o investigador Pedro Brogueira
O físico Pedro Brogueira, investigador do Instituto Superior Técnico veio até à Escola Ciência Viva para uma sessão cheia de experiências sobre a luz. Os alunos verificaram o comportamento da luz no que respeita à linearidade da sua propagação e ao modo como atravessa diferentes materiais. Por exemplo, num gobelé o cientista mergulhou uma palhinha na vertical e deslocou-a até à lateral, deste modo parecia que tinha desaparecido. Esta situação acontece quando a luz faz um determinado ângulo e não é refletida até aos nossos olhos, assim podemos dizer que a luz ficou aprisionada na água.
Viva a Ciência
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Introdução à programação
Sractch Jr.
Através da utilização de uma aplicação para iPads, criámos histórias interativas com animações, imagens, gravações, desenhos… Desta forma, aprendemos conceitos básicos de informática e de programação. A programação é feita através da criação de sequências de comandos simples, que correspondem a blocos de várias categorias, encaixados e encadeados.
Exemplo de uma história feita por nós – Atividade de Sala de Aula
Desta forma, produziram-se as ações que nós queríamos e, no final, cada grupo fez a apresentação da sua história.
Gostámos muito desta atividade, pois achamos que as nossas histórias estavam muito originais.
Utilização de um processo de tratamento de água - Filtração
Nós somos o que bebemos
Com esta atividade aprendemos que a água potável é aquela que é própria para o consumo humano, livre de qualquer tipo de contaminação. Por isso, a água até chegar às torneiras das nossas casas passa por uma complexa “operação” de limpeza que é feita numa estação de tratamento de água. Os principais processos de tratamento são: floculação, decantação e filtração. Depois, construímos um filtro para a água.
A Física através do Judo
Durante a aula de Judo fizemos várias experiências: descobrimos o que é o centro de massa, como é que a velocidade e o atrito são importantes para uma boa prática de judo. Assim, verificámos que até no exercício físico a ciência está presente!
Afinal o que é a ciência?
A ciência serve para descobrir coisas que ainda não foram descobertas e para responder às nossas dúvidas.
É brincar a sério para descobrir coisas que não estamos à espera.
É uma coisa científica que precisa da minha imaginação.
A ciência da ilusão…no laboratório
Esta atividade permitiu-nos desmistificar o ilusionismo, porque existem muitos fenómenos químicos e físicos que parecem truques de magia. Para isso, fizemos várias experiências sobre: refração, tensão superficial da água e combustão.