EB B.º da Madre de Deus e EB Luíza Neto Jorge
Escola Ciência Viva - ID: 1169
113
Viva a Ciência
Os alunos da ECV testaram a sua capacidade de arriscar na exposição do Risco
A semana na Escola Ciência Viva das turmas da EB B.º da Madre de Deus e da EB Luíza Neto Jorge foi cheia de experiências únicas.

Pequenos cientistas, grandes questões!
Em que consiste o seu trabalho? Nós fazemos diversas coisas, ou seja, para além das experiências, temos de ler o trabalho de outros cientistas e colocar diversas questões. Desta forma, iremos produzir mais conhecimento e, posteriormente, escrevemos as nossas descobertas em revistas científicas.
Encontro com a investigadora Maria José Diógenes
A investigadora Maria José Diógenes veio até à Escola Ciência Viva falar sobre a importância do cérebro e a necessidade de o protegermos bem. Começou por explicar aos alunos que, devido às importantes funções que o cérebro desempenha, tem que estar muito bem protegido e, por isso, tem uma espécie de “caixa” craniana que contém líquido cefalorraquidiano. Também disse que o cérebro está dividido em dois hemisférios e que cada um tem funções distintas, ou seja, cada zona controla diferentes capacidades do nosso corpo. No final, os alunos observaram cérebros de carneiros e de alguns ratinhos.
Viva a Ciência
113
Na oficina Dóing
Gostámos de explorar todas as áreas
A nossa turma (4ºF) da EB1 do Bairro da Madre de Deus adorou participar na Dóing. Fizemos aviões de papel e tentámos lançá-los o mais longe possível. Explorámos circuitos elétricos e criámos estruturas para o deslocamento de berlindes. Fizemos robôs de rabiscos e ainda construímos objetos com vários materiais que conseguiram voar nos tubos de vento.
A nossa máquina de rabiscos a funcionar!
Com estas atividades aprendemos a acreditar mais nas nossas capacidades e sobretudo melhorámos a maneira de trabalhar em equipa.
A Dóing foi uma experiência magnífica! Queremos repetir brevemente!
Após várias tentativas conseguimos acender as lâmpadas
Vamos acender uma lâmpada?
Com esta atividade percebemos que um circuito elétrico é um conjunto de objetos condutores, ligados entre si através de contato físico, que precisam de uma fonte de energia. Para as várias experiências utilizámos os seguintes materiais: duas lâmpadas; dois casquilhos; quatro fios crocodilo e uma pilha. Depois, fizemos vários circuitos: simples - aberto e fechado; em série e em paralelo. E ainda houve tempo para um jogo elétrico!
Hora do Código - Lightbot
Para esta atividade, usámos os iPads e a aplicação-Lightbot. Tivemos de dar várias indicações a um robot, para ele percorrer diversos caminhos e acender a luz dos ladrilhos azuis. À medida que passávamos de nível a dificuldade aumentava.
Afinal o que é a ciência?
A ciência é quando não há certos nem errados; toda a gente está certa até se provar o contrário.
A ciência é a magia de descobrir como as coisas acontecem.
A ciência é uma forma de fazer evoluir o mundo.
Minuto de Ciência
Durante a nossa hora de almoço costumávamos ouvir um programa de ciência para crianças, que se chamava “Minuto de Ciência”. De uma forma diferente aprendemos sobre várias coisas, como por exemplo: a que é que sabe um insecto.