EB B.º do Armador e EB Pintor Almada Negreiros
Escola Ciência Viva - ID: 1197
117
Viva a Ciência
Alunos da ECV passaram o intervalo no Jardim da Girafa!
Os alunos da EB B.º do Armador e da EB Pintor Almada Negreiros fizeram inúmeras atividades enquanto estiveram na Escola Ciência Viva.

Pequenos cientistas, grandes questões!
Como é que conseguimos saber se um peixe é macho ou fêmea? Para determinar o género da maioria dos peixes é necessário abri-los e observar uma estrutura que se chama gónada. Nos machos as gónadas são esbranquiçadas, enquanto que nas fêmeas são rosadas.
Encontro com a equipa de investigação do IPMA
Os alunos da ECV tiveram a oportunidade de ir ao Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) em Algés e trabalhar em dois dos seus laboratórios de investigação. No laboratório de amostragem biológica mexeram em peixes e ficaram a saber algumas curiosidades sobre as sardas, apara-lápis, mini-saia, carapau, peixes-aranha, raias, entre outros. Aprenderam como distinguir peixes, o seu género e reconheceram os diferentes tipos de barbatanas. No laboratório de oceanografia química fizeram estudos químicos (testes de pH e de salinidade) para determinar a qualidade da água do mar.
Viva a Ciência
117
Piza, mas sem formigas!
A turma do 3ºA do Bairro do Armador durante a semana no Pavilhão do Conhecimento
Fizemos pizas e investigámos sobre as formigas. Adorámos a confeção e compreendemos porque é tão importante confecionar pizas sem glúten, até porque há meninos na nossa escola intolerantes e que não podem comer muitos alimentos. No entanto, não apreciámos muito o sabor e preferimos as que têm massa de trigo.
“Com glúten ou sem glúten” – Atividade na cozinha
Também fomos para o laboratório ver e investigar sobre formigas. Para as vermos bem, usámos uma lupa binocular.
Observámos formigueiros, aprendemos sobre a vida das formigas, de que se alimentam, como comunicam, como se defendem.
Experiências para determinar o pH e a salinidade da água
Visita ao IPMA
Os alunos do 3º A da Escola Pintor Almada Negreiros foram visitar o Laboratório de Amostragem Biológica, no âmbito da Escola Ciência Viva. Os alunos identificaram os machos e as fêmeas de cada espécie e “meteram” as mãos na massa, podendo identificar os órgãos das espécies de vários peixes. No Laboratório de Oceanografia Química descobriram como se determina a salinidade nas amostras de água.
Decifrando a densidade
A professora ficou presa no castelo e tivemos que encontar uma forma de lhe levar a chave, através de um canal de água. Depois de muitas tentativas, construimos um barco. Devagarinho e com muita persistência, conseguimos salvar a professora.
Afinal o que é a ciência?
Para mim a ciência é a descoberta de coisas, como por exemplo, descoberta de medicamentos e outras coisas.
Ciência é tecnologia, é construir coisas e fazer experiências.
Oficina Dóing
Nós gostámos muito da Dóing porque tivemos a oportunidade de estar em diferentes áreas, por exemplo, nos tubos de vento. E o mais interessante e desafiante é que fomos nós a construir e experimentar tudo o que fizemos.