EB S. João de Brito e EB Fernanda de Castro
Escola Ciência Viva - ID: 1200
121
Viva a Ciência
Uma semana cheia de surpresas para os alunos da Escola Ciência Viva
Para comemorar o Dia Mundial da Criança, os alunos da EB S. João de Brito e da EB Fernanda de Castro cantaram e fizeram a coreografia do Hino da ECV.

Pequenos cientistas, grandes questões!
O que a motivou a ser cientista? Eu gosto de saber o que está à minha volta. E a área que me despertou mais interesse e curiosidade foi a biologia.
Encontro com a investigadora Vanda Brotas
A bióloga Vanda Brotas veio contar aos alunos da ECV uma história sobre charcos temporários – “Os meus amigos Triops”. Nesta história os heróis são duas crianças que vão evitar a destruição de um charco temporário onde vivem os seus amigos. Os triops são pequenos seres vivos que só existem nos charcos temporários. São crustáceos de água doce, têm 3 olhos, uma carapaça que pode atingir os 7 cm e até 50 pares de patas. Para além de muitas perguntas que os investigadores responderam, os alunos ainda tiveram oportunidade de ver alguns dos animais que vivem nos charcos conservados num gel especial.
Viva a Ciência
121
Visita à Oficina Dóing
Um espaço onde as nossas ideias ganham forma
Gostámos muito da Dóing onde pudemos aprender, explorar e desenvolver trabalhos fazendo/aprendendo. Fazer as coisas na prática e experienciá-las ajudou-nos a questionar, a descobrir novas experiências e novos métodos de fazer acontecer, pois ajudou-nos a desenvolver o nosso pensamento crítico.
Alunos da turma do 3º ano da EB1 S. João de Brito nos circuitos elétricos
Construímos aviões de papel, máquina de rabiscos, circuitos elétricos, balões para os tubos de vento e labirintos para berlindes.
Proporcionou aos alunos condições para construírem conhecimento frente a situações específicas e concretizarem um trabalho interdisciplinar.
A nossa turma aceitou o desafio de andar numa bicicleta a 6 metros do chão
Bicicleta Voadora
A bicicleta voadora andava sobre um cabo de aço. Por baixo tinha 200 kg. Havia também uma rede de proteção. Está suspensa à altura de 6 metros. Muitos alunos da turma andaram na bicicleta voadora. Foi muito engraçado porque parecia que ia tombar! Até parecia que a bicicleta estava a voar, mas era como se estivesse a andar no chão. Quatro alunos não andaram porque sentiram medo. Às vezes temos dificuldade em superar os nossos medos.
Aprendemos tudo sobre o Magnetismo…
Está relacionado com a atração ou repulsão entre determinados materiais, sobretudo nos ímanes ou materiais ditos ferromagnéticos. Foram muitas as experiências que fizemos. Adorámos perceber o porquê da repulsão e atração de alguns materiais.
Afinal o que é a ciência?
Para mim, a Ciência é:
…uma maneira do ser humano perceber e saber o que está à nossa volta.
…darmos a nossa opinião sem medo de estarem erradas porque na ciência não há certos nem errados...
Hora do Código
Na Hora do Código a nossa turma esteve a jogar nos iPads um jogo chamado “Lightbot”. O objetivo deste jogo era ajudar um robô a percorrer um caminho e no fim acender uma luz. Com este jogo aprendemos Português, Matemática e até Estudo do Meio.