Escola Ciência Viva
EB dos Lóios e Adriano Correia de Oliveira 3ª A - ID: 490
2
Viva Ciência
Encontro com o Investigador Mário Cachão
Durante a sessão o geólogo Mário Cachão explicou como se forma um pau de giz e qual a sua constituição. Mostrou-nos ainda uma coleção de rochas.

T-Rex- Exploração da exposição com Ipads
Com ajuda de Ipads os alunos da Escola Ciência Viva exploraram a exposição e descobriram um pouco mais sobre estes enormes seres vivos que habitaram o nosso planeta por mais de 160 milhões de anos. Como verdadeiros ”detetives científicos” e descobriram ainda alguns dinossauros afinal tinham penas.
Experiências com Eletricidade
Os ministros da Educação e da Economia, Nuno crato e Álvaro Santos Pereira estiveram no Pavilhão do Conhecimento, para assinarem um protocolo com a Siemens Portugal.
Nesta cerimónia os alunos da EB1 dos Lóios e da EB Adriano Correia de Oliveira aproveitaram para mostrar aos convidados, duas das atividades experimentais que fazem semanalmente na Escola Ciência Viva: montagem de circuitos elétricos e experiências com plantas.
Estas atividades resultam de uma parceria com a Siemens e o Pavilhão do Conhecimento.
Viva Ciência
2
Descoberto Fóssil de Predador Marinho.
“Soberano do mar comedor de lagartos” com 244 milhões de anos.

Thalattoarchon saurophagis e um fóssil de um antigo predador marinho com 8,6 metros de comprimento, que viveu há 244 milhões de anos, durante o período Triásico foi descoberto por uma equipa internacional de cientistas onde é agora o deserto do Nevada (EUA).
“Soberano do mar comedor de lagartos”
Com um crânio enorme e mandíbulas compostas por grandes dentes afiados o Thalattoarchon é um dos primeiros representantes dos ictiossauros, um grupo de répteis marinhos.
A descoberta do fóssil ajuda a entender melhor a dinâmica e mudanças do planeta Terra e o impacto que os seres humanos têm sobre o meio.
O Manjar das Corujas das Torres
O Manjar das Corujas
A coruja das Torres, rainha dos céus, teve um vasto manjar de dia de Reis.
A descoberta realizou-se no laboratório do Pavilhão do Conhecimento quando os alunos da Escola Ciência Viva analisaram a sua plumada.
Nesta noite a coruja alimentou-se sobretudo de roedores.
Desastres Ambientais - Marés Negras
Catástrofes ambientais provocadas pelo homem e os malefícios de uma maré negra foram temas abordados numa das aulas experimentais no laboratório. Os alunos simularam um acidente com um petroleiro e procuraram desvendar como se pode combater uma maré negra.
Um esparguete diferente
Na Cozinha é um Laboratório, com ajuda de uma seringa, de um tubo de silicone, de groselhas e de agar, um esparguete colorido e saboroso.
Os alunos ficaram a saber que o Agar é extraído de algas marinhas de cor vermelha.
Será uma Pizza saudável?
Será possível cozinhar uma pizza original com raízes de plantas, caules, flores, frutos e sementes e continuar a ser saborosa? Os nossos pequenos cozinheiros comprovaram que afinal uma pizza pode ser muito saudável e igualmente saborosa!