Escola Ciência Viva
EB Jorge Barradas e Manuel Teixeira Gomes - ID: 531
6
Viva a Ciência
A exposição Vê, Faz, Aprende foi o nosso recreio de eleição!
Deitámo-nos numa cama de pregos, lançámos o balão de ar quente, tocámos na bola de cristal que dava choques e vimos um chupa-chupa que girava e nos punha os olhos em bico.

Os nossos registos na exposição do T-Rex

Durante a semana que estivemos no Pavilhão do Conhecimento tivemos mais tempo para estudar os dinossauros. É um tema que gostamos muito! Em grupo, utilizámos os iPads e os portáteis e entrevistámos visitantes do Pavilhão. Na sala de aula registámos tudo no PowerPoint.

A nossa Pizza

A primeira coisa que fizemos na Cozinha é um Laboratório foi colocar as toucas e os aventais. A seguir a monitora Sara perguntou-nos coisas sobre as plantas e chamou um colega para desenhar uma. Aprendemos as funções das plantas e discutimos a pirâmide dos alimentos. Para fazer a pizza vegetariana, escolhemos e escrevemos os ingredientes. Utilizámos várias partes da planta de espécies diferentes. Depois a nossa pizza foi ao forno para cozer. No final comemos e gostámos, e alguns ainda tiveram o bónus de banana!
Viva a Ciência
6
Tudo sobre um cientista - Tiago Outeiro
Na Escola Ciência Viva conhecemos o neurocientista Tiago Outeiro, que se dedica ao estudo do cérebro.
Descobrimos que um cientista nem sempre usa bata branca e cabelo despenteado.
Os alunos da Escola Ciência Viva receberam a visita de Tiago Outeiro
Na verdade é uma pessoa como todos nós, tem família e amigos, ocupa os tempos livres a fazer o que mais gosta, pratica desporto, vai ao cinema…
É alguém que tem uma profissão que necessita de estudo constante, ao longo de toda a sua vida, para fazer novas descobertas importantes para a Humanidade.
Reparar os danos de uma maré negra é difícil, como os alunos descobriram
Limpar a “Maré Negra”
No Laboratório do Pavilhão do Conhecimento realizámos uma experiência que tinha como objectivo retirar a maior quantidade possível de petróleo da água que estava num recipiente, utilizando várias técnicas: substâncias absorventes, detergente, métodos mecânicos. Ficámos a perceber que limpar o mar deste tipo de poluição não é nada fácil e que a Natureza fica destruída, sendo difícil a sua recuperação.
Todos a pedalar na Bicicleta Voadora
No início estávamos todos cheios de medo. Depois, com muita coragem, lá fomos nós pedalar a cerca de seis metros de altitude.
A Escola Ciência Viva
A nossa turma esteve uma semana na Escola Ciência Viva. Vestimos as nossas batas e ficámos mesmo com ar de cientistas.Fizemos actividades muito interessantes e aprendemos muitas coisas novas. Foi uma semana inesquecível!
A Casa Inacabada – Missão impossível
Para entrarmos neste estaleiro a primeira coisa a fazer é colocar o capacete para proteger a cabeça. Tínhamos de construir a casa em apenas três minutos… Não conseguimos, por isso temos de voltar!