Escola Ciência Viva
EB1 Aida Vieira - ID: 536
7
Viva a Ciência
O que jantou a Dona Coruja?
No Laboratório observámos ao microscópio uma plumada, que é a regurgitação de uma coruja. Classificámos os ossos para saber o que a coruja tinha jantado.

Um cometa de Primavera pode ser visto de Portugal
Até ao final de Março, a oeste e após o pôr-do-sol, o Pan-STARRS vai aparecer acima do horizonte. O cometa foi descoberto em 2011 e já fez a aproximação máxima ao Sol.
Uma semana com muita ciência!
Chegamos às 09.00, vestimos as nossas batas e começamos o nosso dia de trabalho, que termina às 15.00. No Pavilhão do Conhecimento há muitos espaços divertidos: a Bicicleta Voadora, o Vê Faz, Aprende, a Casa Inacabada, o Explora e, claro, a exposições do T. rex e sobre A Ciência que Muda o Mundo.
Conhecemos a cientista Marta Fajardo, do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, que nos explicou coisas sobre lasers. E ainda tivemos tempo para aprender o Hino da Escola Ciência Viva!
Viva a Ciência
7
Cinco Maglev em cinco minutos!
Antes da construção dos nossos Maglev fizemos experiências com ímanes.
Descobrimos que existem em várias formas e feitios. Os ímanes atraem-se entre eles quando têm polaridades contrárias e repelem-se quando têm polaridades iguais.
Este comboio desliza sobre carris magnéticos
Com um molde, pintura, recorte e imanes construímos um Maglev.
O nosso comboio magnético que desliza sobre carris magnéticos ajuda-nos a entender os efeitos da força magnética.
Na Cozinha é um Laboratório, os alunos fizeram esparguete de agar
O que é o agar?
O agar é um produto extraído de uma alga e serve como espessante dos alimentos. Na Cozinha é um Laboratório fizemos esparguete com agar. O seu nome nas embalagens é E406.
Poderá ter havido vida em Marte
Rocha analisada por investigadores da NASA contém minerais e elementos químicos que favorecem a existência de vida microbiana, elementos básicos para a vida.
Homem de Neandertal morreu pelos olhos
O estereótipo faz do Homem de Neandertal um ser rude e pouco inteligente mas os factos provam que era um humanóide robusto. Um estudo vem agora sugerir que o tamanho dos seus olhos pode ter contribuído para a sua extinção (há 20 mil anos).
Concurso pioneiro de Robótica
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro organiza em Vila Real, nos dias 11 e 12 de Maio, um concurso de Robótica pioneiro no país, o “Micromouse Portuguese Contest”, que coloca pequenos robots em competição num labirinto.