IEFP de Alverca
Inês Marcelino e Marta Santos - ID: 571
1
“O Nosso JARDIM”
Vai dar frutos…
O pomar do centro de formação de Alverca tem vindo a ser desenvolvido desde 2011 pelos formandos da área da jardinagem, como parte integrante do seu processo de aprendizagem.

Trabalho de formando é pouco, quem não aproveita é louco
Do lavrar, ao cultivar e colher, os nossos formandos jardineiros fazem tudo para melhorar a estética do centro. Nas sete acções de jardinagem envolvidas se vê e revê a satisfação sentida pelos formandos e formadores, que se disponibilizam, mesmo em tempo de férias, a dar continuidade ao trabalho desenvolvido.
O Novo Formando do centro!
No dia 4 de Fevereiro de 2013, nasceu, na Hortinha do centro de formação de Alverca, o AMBRÓSIO, o mais recente “Formando”deste serviço.
O espantalho nasceu pelas mãos habilidosas dos formandos da acção 12026, sob orientação dos formadores e tem também servido como elemento de decoração do nosso estabelecimento de Formação.
“O Nosso JARDIM”
1
A Hortinha!
Noticia 4 (sub-titulo)
Este projecto de grande visibilidade foi criado para reaproveitar, de forma útil, alguns dos espaços exteriores do centro de formação de Alverca, demonstrando uma nova vertente da Jardinagem, que está a ter bastante procura.
Rentabilizar os espaços, praticando uma agricultura biológica, contribui não só para preservar o meio ambiente como também para ensinar a comunidade a economizar e a promover uma alimentação mais saudável.
A Nossa hortinha
Formandos da acção 12026 e a Formadora na companhia do Ambrosio
Alegria que contagia!
A equipa de jardinagem é composta por várias acções e formadores, projectos e parcerias, dos quais resulta a satisfação de todos. Os formandos demonstram um grande interesse pela área, colaborando, sempre que solicitados, com outras acções e formadores
Da salsa à hortelã!
Para as cozinhas pedagógicas, são produzidas anualmente ervas aromáticas e condimentares de forma intensiva. Eis um exemplo de uma boa prática pedagógica, em que se unem esforços e saberes adquiridos em diferentes áreas formativas.
Lolita, a Espantalhita
Poucos dias depois do aparecimento do “Ambrósio”, o guardião da horta, chegou também uma nova formanda, que dá pelo nome “Lolita”. E que belíssima Espantalhita! Com as suas influências “espanholas”, ela faz furor aos olhos de quem a vê.
Em tons de vermelho?!
Está planeada a plantação de arbustos para enriquecer a horta do centro com framboesas, groselhas e bagas Goji. O vermelho tomará conta de mais um espaço ao ar livre, pensado para o efeito. Mais um projecto na forja !