EB Pintor Almada Negreiros e EB Infante D. Henrique
Escola Ciência Viva - ID: 623
8
Viva a Ciência
Encontro com a cientista!
Os alunos do 2.ºB da Escola Infante D. Henrique aprenderam com a cientista Vanda Brotas que existem microorganismos no fundo do mar.

Fomos à exposição dos dinossauros…
Nós, os alunos do 2.ºB da Escola Infante D. Henrique, fomos visitar a exposição do Pavilhão do Conhecimento e pesquisámos sobre os dinossauros que vimos.
O laboratório (A refeição da Coruja)
As corujas regurgitam pelo bico uma massa que contém aquilo que não conseguem digerir, como ossos, pelos e penas. A essa massa dá-se o nome de plumada. A sua análise permite-nos conhecer o regime alimentar das corujas, no nosso caso a Coruja das Torres.
No Laboratório da Escola de Ciência Viva utilizámos vários materiais: caixa de petri, pinça, lupa binocular, agulhas de dissecação... E com a ajuda do monitor Nuno analisámos as plumadas e descobrimos qual foi a dieta alimentar da coruja. Nesse dia ela comeu principalmente roedores, como ratos e musaranhos.
Viva a Ciência
8
Vê, Faz, Aprende
Pequenos descobridores curiosos
Durante uma semana, os alunos do 2.º ano da EB Pintor Almada Negreiros tiveram aulas na Escola Ciência Viva, no Pavilhão do Conhecimento. Tivemos uma semana muito intensiva. Uma semana com muita alegria, satisfação, motivação e empenho de todos.
Nas exposições do Pavilhão do Conhecimento podemos e devemos tocar.
Fizemos novas aprendizagens. Nesta escola explorámos todas as exposições do Pavilhão do Conhecimento.
Nestas exposições nós podemos experimentar, tocar, observar, pensar e saber como as coisas acontecem.
Todos nós tivemos uma semana muito, muito especial!
Provámos esparguete de agar e gostámos!
Cozinhámos esparguete de agar
Os alunos do 2.ºB da Escola Infante D. Henrique foram à Cozinha é um Laboratório e aprenderam que as algas servem para decoração, para fertilizar a terra e servem de alimento para os peixes e para as pessoas. Por isso cozinhámos e provámos esparguete de agar que contém uma substância retirada das algas.

O grande comilão é…
Os alunos do 2.º B ficaram muito curiosos sobre os dinossauros e quiseram saber mais… Pesquisaram vários assuntos sobre eles e ficaram a saber que os paleontólogos dizem que um Tiranossauro Rex era capaz de comer até 120 quilos de carne por dia!
Sabia que...
Uma vela acesa permite à coruja-das-torres ver como em pleno dia, o que corresponde a uma capacidade de visão 10 vezes superior à do Homem.
Tem um voo muito silencioso, devido às suas largas asas serem revestidas de penas muito finas.

Viagem pelo cérebro
O cérebro está dentro do crânio mas sabe o que se passa desde a cabeça até aos pés em menos de um segundo. É como um grande computador que envia ordens para o nosso coração bater, para respirarmos, para corrermos e saltarmos…