Escola Ciência Viva
Externato Champagnat - ID: 660
1
VIVA A CIÊNCIA
Externato Champagnat na Escola Ciência Viva
Nós somos alunos do 3.º ano do Externato Champagnat. A nossa escola é um estabelecimento de ensino particular e cooperativo desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade.

Externato Champagnat www.externatochampagnat.pt
Sabem onde é? É mesmo coladinho ao Aeroporto de Lisboa, mas não pensem que andamos “a ver os aviões”. Aqui podemos correr, subir às árvores, apanhar legumes na horta, ver os peixes no lago e brincar no parque infantil. Enfim, ser criança! Mas, também estudamos muito! As nossas professoras são nossas amigas mas cumprem a máxima do colégio: “humanismo e excelência”.
Visita da dra. Sara Aparício à Escola Ciência Viva durante a Semana Polar
As semanas polares fazem parte do projeto "Educação PROPOLAR" e "Profissão: Cientista Polar". Foi neste contexto que recebemos a visita da cientista polar dra. Sara Aparício. Como nunca estivemos com um cientista, primeiro desenhámos como achávamos que seria. Foi muito engraçado verificar que estávamos redondamente enganados! A dra. Sara é uma jovem simpática e destemida que nos contou as grandes aventuras vividas no polo norte e ensinou-nos muitas coisas. Ficámos a saber as diferenças entre os polos e percebemos a importância destas zonas do nosso planeta. Foi uma manhã fantástica!
VIVA A CIÊNCIA
1
Dia mundial do animal
Walk Animal
O dia mundial do animal é um dia muito importante para nós. O ano passado o tema do nosso Projeto de Escola foi o mar e, nesse dia, a nossa professora ofereceu-nos um peixinho a que demos o nome de Chico Laranja. Este ano celebrámos o dia mundial do animal longe do nosso peixe. Mas foi por um bom motivo! Estávamos na Escola Ciência Viva no Pavilhão do Conhecimento. Neste dia falámos dos nossos animais de estimação e dos cuidados que devemos ter com eles. Este dia é celebrado em todo o país.
Walk Animal
Em Vila Nova de Gaia, por exemplo, o dia será assinalado com um passeio noturno onde podem participar pessoas com animais de estimação ou ao cuidado
de associações apoiadas pela Walk Animal. A caminhada pela causa animal vai repetir-se em Lisboa e em Faro, a 12 e 19 de outubro, respetivamente.
Trotinete eletrica
Cientistas Portugueses inovam
Nós sempre que temos oportunidade, gostamos muito de praticar atividades ao ar livre, passear, andar de bicicleta e de trotineta. Esta semana chamou-nos a atenção a notícia de uns cientistas portugueses, investigadores do Instituto Politécnico de Setúbal, que inovaram as trotinetas elétricas melhorando a eficiência energética e desta forma conseguiram aumentar a autonomia dos veículos elétricos criando supercondensadores!
Beja recebe I Seminário LIFE + Iberlince
Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, irá decorrer um encontro de especialistas de coelho-bravo. Esta espécie é a principal presa do lince ibérico e a sua extinção poderá ser uma das causas do desaparecimento do felino nativo da Península Ibérica.
Escola de Mar organiza curso de Cetáceos
Nos dias 24 e 29 de outubro, a Escola de Mar da F.C.U.L., organiza o curso de Cetáceos de Portugal: Passado, Presente, Futuro. O curso é dirigido a estudantes universitários, biólogos e professores e incidirá no tema Golfinhos e Baleias.
Como estava o Sol no dia dos seus anos?
No dia 9 de outubro será lançado em Coimbra o Sun4all, o único projeto português no Socientize. Através deste projeto podemos estudar os 30000 registos do Sol do Observatório Astronómico de Coimbra.