Marta, Beatriz, Inês, Francisca, Lara, Ana, Joana e Maria
Externato Nossa Senhora do Rosário - ID: 676
1
Casa de Notícias
Alunos do 9ºano escrevem sobre o tema "Amizade vs Violência"
Os alunos do ENSR, no âmbito da disciplina de EMRC, elaboraram este mês um texto a partir de excertos do filme "O Rapaz do Pijama às riscas".

Clube de Leitura abre no Externato
O Clube de Leitura abriu a 9 de Outubro no novo centro de recursos, com alunos de todos os anos, a maior parte alunos do 6º e 7º ano. O clube foi criado pelas Professoras de Português, com o objetivo de partilhar conhecimento, lendo e tentando criar bons hábitos de leitura. Quartas ou sextas das 13h30 às 14h15.
Visita do externato ao Media Lab, aprendendo a construir um jornal
Nos dias 30 e 31 de outubro, o Externato fez uma visita de estudo, com os 8º anos ao Media Lab, centro do Diário de Notícias. Esta atividade foi no âmbito da disciplina de Português para aprofundar os nossos conhecimentos sobre a 'Notícia'. Começamos por ver um filme que nos ensinou que a notícia que importa sempre mais ao leitor é aquela notícia que relata uma coisa do dia de hoje, uma notícia que nos pode avisar sobre o que pode mudar no nosso dia-a-dia, prejudicar ou melhorar. Aprendemos também quais são aquelas notícias importantes, mas que não vão mudar o nosso dia a dia ou os nossos projetos.
Casa de Notícias
1
Imagem Peregrina em procissão no Externato
Imagem de Nossa Senhora de Fátima passou pelo Externato Nossa Senhora do Rosário
Na terça-feira, 15 de outubro, Nossa Senhora de Fátima passou pela primeira vez na escola. Nossa Senhora entrou no Externato às 13h15 e entrou nos ombros de dois professores, um aluno e um pai. Enquanto seguia a procissão, todos os aluno, professores e irmãs faziam um cordão humano no pátio principal.
Nossa Senhora Peregrina a entrar na escola
Enquanto a diretora da escola (Irmã São) acolhia a imagem peregrina, os alunos da pré-escolar mandavam pétalas de rosa.
Passeou por entre os jovens, olhou-os e ficou na capela, junto ao altar, unida aos presentes em oração.
Externato nasceu por volta de 1958
Uma escola com história
O Externato nasceu por volta de 1958, onde teve sede no Monte Estoril numa casa apalaçada. Na altura, a escola tinha o nome de Colégio Aspirantado Missionário das FMA. Este colégio tinha apenas lugar para jovens que se preparavam para seguir a vida religiosa. Em 1960,a escola começou a crescer construindo novos edifícios, estes já abertos para todos os jovens.
Em 1976,as FMA inauguraram a escola, já com a pré-escolar.
Externato organiza concurso de Natal
O concurso tem como objetivo criar um marcador de livros e um desenho alusivo ao Natal. Está aberto a todos os alunos da escola até ao final de outubro. Para participar os alunos podem encontrar o regulamento na escola.
MJS aberto para antigos e novos alunos
No dia 19 e 20 de Outubro, em Cascais e Aredosa, vai realiza-se o Movimento Juvenil Salesiano (MJS), os antigos e novos alunos irão reunir-se e realizar um encontro com atividades para todas as idades.
Externato organiza corta-mato
Os alunos do Externato Nossa Senhora do Rosário vão participar, como todos os anos, no corta-mato, no âmbito da disciplina de Educação Física. O corta-mato realiza-se no Dramático de Cascais, dia 11 de novembro de 2013.