Escola Ciência Viva
EB1 Prof. Raul Lino e EB1 Paulino Montez - ID: 677
3
Viva a Ciência
Alunos da Raul Lino e Paulino Montez têm aulas na Escola Ciência Viva
Somos os alunos da EB1 Raúl Lino e EB1 Paulino Montez e esta semana tivemos a oportunidade de estar na Escola Ciência Viva.
Foi uma semana única!


Artistas com pinta
No Pavilhão do Conhecimento tivemos oportunidade de utilizar as técnicas antigas de pintura. Fizemos tintas a partir de beterraba, pedras, giz e espinafre. Ficámos a saber que o que dá cor a este último, e de um modo geral a quase todas as plantas, é um pigmento chamado clorofila. Depois fizemos lindos desenhos com estas tintas que iremos expor na nossa sala de aula no próximo mês.
Investigador Pedro Brogueira visita Escola Ciência Viva
O investigador Pedro Brogueira foi o cientista convidado desta semana. Físico e professor no Instituto Superior Técnico, mostrou-nos que não há física sem haver experiências. Com uma pequena bola de plasticina, suscitou-nos interrogações e levou-nos a viajar pela física. Perguntou-nos o que aconteceria se conseguíssemos lançar a plasticina com energia suficiente para ela conseguir passar a curvatura da terra. Respondeu-nos que a plasticina ficaria a rodar à volta da terra como um satélite, como a nossa Lua! Foi uma sessão cheia de experiências divertidas.
Viva a Ciência
3
Fragmento de asteróide descoberto no lago de Cherbarkul
Asteróide tinha caído na Rússia oito meses antes
Em fevereiro deste ano caíram na região de Cheliabinsk, Rússia, um minuto após a explosão, cerca de mil fragmentos de um asteroide, provocando muitos estragos e ferindo mais de mil pessoas. Apesar de terem sido encontrados muitos fragmentos desta rocha, o maior caiu no lago Cherbarkul e não foi logo descoberto na altura. Oito meses mais tarde, no dia 10 de outubro, foi descoberta e retirada desse mesmo lago uma rocha gigante.
Não se sabe ao certo o peso desta rocha mas ultrapassa os 500 quilos
Alguns cientistas dizem que deve tratar-se de fragmentos do referido asteróide; outros, mais cautelosos, querem fazer mais estudos à rocha descoberta.
O fragmento retirado da água partiu-se em três pedaços. Não se sabe ao certo quanto pesava, pois a balança deu de si ao atingir os 570 quilos.
Saímos da sala de aula e andámos à caça de insetos no Jardim das Palmeiras
Caça aos Insetos
As duas turmas participaram numa caça aos insetos! Construímos um aspirador de insetos e com ele pudemos apanhar muitos destes animais. Depois de caçados, observámo-los à lupa e ficámos a saber mais sobre estes seres. A classe dos insetos é constituída por animais que têm como características principais o corpo dividido em três segmentos: cabeça, tórax e abdómen e três pares de patas. Todos eles se reproduzem através de ovos.
Uma bicicleta que voa
A turma da EB1 Raul Lino andou na bicicleta voadora do Pavilhão do Conhecimento. Apesar da altura, a viagem foi feita em segurança porque mesmo que baloiçássemos a bicicleta ou andássemos sem mãos, não havia hipótese de cairmos.
Cama de pregos
A cama de faquir deu que falar. Quando se puxa a alavanca os pregos sobem e ninguém fica furado. Nunca nos podemos levantar enquanto os pregos não forem para baixo. Eles não nos ferem porque o peso do nosso corpo fica distribuído pelos pregos.
Aqui há mecânica!
Roldanas, alavancas e rodas dentadas foram um dos temas desta semana. Cada grupo construiu uma máquina simples e testou-a. Descobrimos que em todo o lado podemos encontrar estes maquinismos que nos ajudam no dia-a-dia.