Escola Ciência Viva
EB1 Arco -Íris e EB1 Jorge Barradas - ID: 688
5
Viva a Ciência
A nossa experiência na Escola Ciência Viva
Somos os alunos do 4.º ano das escolas EB1 Jorge Barradas e EB1 Arco-Íris e esta foi a nossa semana na Escola Ciência Viva.
Foram dias muito especiais!

Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias
Haverá ciência nos contos infantis que conhecemos? Claro! Para conhecermos toda a ciência que existe nestas histórias fomos à exposição “Era uma vez… Ciência para quem gosta de histórias” e tornámo-nos nas personagens principais dos contos infantis. Transformámo-nos no Pinóquio, fomos os três porquinhos e verificámos como é a visão do lobo mau. Foi divertidíssimo!
Ser cientista… o que é?
Quando ouvimos falar em cientistas pensamos sempre que são pessoas diferentes de nós, com o cabelo em pé e despenteado, que usam bata branca e que estão sempre dentro de um laboratório a fazer experiências com líquidos coloridos. Mas quando conhecemos um cientista de verdade, como o Rui Dilão, vimos que é uma pessoa como todos nós.
Aprendemos muitas coisas sobre fósseis e a sua importância para a Terra. Ficámos a saber que os dinossauros poderão não ter sido como nós pensamos e que as galinhas são dinossauros! Aprendemos como os astronautas se preparam para as viagens espaciais. Gostámos muito!
Viva a Ciência
5
Compota da Avó
Métodos de conservação dos alimentos
Na Cozinha é um Laboratório o tema da nossa atividade foi as várias formas de conservar alimentos. Pusemos as mãos na massa, ou melhor, na abóbora e realizámos uma deliciosa compota. Aprendemos palavras que nunca tínhamos ouvido falar como osmose, que é um processo químico em que o açúcar absorve a água dos alimentos.
Ficámos a saber que a laranja contém uma substância gelificante, a pectina, e ao contrário do que se possa pensar não congela os alimentos.
Compota de abóbora
A pectina atua como um gel que torna a compota mais consistente. Colocámos pau de canela mas será que era apenas para dar sabor? Sim mas não só.
A canela é antimicrobiana! Foi muito interessante descobrir os processos que estão por detrás do fabrico de uma compota.
Circuitos elétricos simples
Visita à exposição Dóing
Esta exposição é uma verdadeira oficina! Aqui pudemos trabalhar com diversos materiais e construímos coisas movidas por pilhas.
Num tubo de ar fizemos voar um balão feito com diversos materiais, realizámos corridas de aviões de papel, construímos uma máquina de rabiscos com um motor e uma pilha.
Na parede construímos uma pista para berlindes e até fizemos circuitos elétricos que acendiam lâmpadas.
Índia lança primeira missão a Marte
A Índia lançou a sua primeira missão a Marte para assim se tornar no primeiro país da Ásia a alcançar aquele planeta.
A nave Mangalyaan, de 1.350 quilos, fará uma viagem de 300 dias e percorrerá 400 milhões de quilómetros.
Micro-organismos
São seres que não podem ser visualizados sem o auxílio de um microscópio. Podem ser encontrados no ar, solo, água, alimentos, animais e inclusive no Homem. São bactérias, fungos, algas (unicelulares), protozoários (celulares), vírus.
Como fazer sabonetes
Glicerina, óleo de amêndoas doces, essência de amêndoas e umas gotinhas de corante são os ingredientes para fazermos sabonetes. Misturamos tudo e deitamos o preparado num molde de silicone de várias formas. Depois é só esperar que solidifiquem!