Escola Ciência Viva
EB1 Rosa Lobato Faria e EB1 Homero Serpa - ID: 689
6
Viva a Ciência
Escola Ciência Viva
Os alunos da escola EB1 Rosa Lobato Faria e EB1 Homero Serpa estiveram durante uma semana na Escola Ciência Viva. Foram cientistas e divertiram-se muito.

Pizas saudáveis e deliciosas
Uma das atividades de que mais gostámos foi a confeção de pizas. Aprendemos a fazer pizas com todas as partes constituintes de uma planta. Uma das pizas foi feita com tomate, beterraba, cenoura, brócolos, azeitonas, ervilhas, queijo e orégãos.
Depois de irem ao forno pudemos prová-las.
Estavam todas muito boas!
Encontro com o Cientista
A Professora Olga Pombo, coordenadora científica do Centro de Filosofias das Ciências da Universidade de Lisboa, esteve à conversa com os alunos da Escola Ciência Viva! O que é a Filosofia? O que são e o que fazem os filósofos? A filosofia estuda as questões do pensamento. E para pormos o nosso pensamento a funcionar realizámos um exercício que consistia em pensar numa maçã e depois transpor essa ideia para o papel. Os resultados foram diversos e muito divertidos.
Uns desenharam só uma maçã, outros maçãs com folhinhas, e algumas até tinham olhos e boca como nós.
Foi uma sessão rica de ideias!
Viva a Ciência
6
DÓING
Oficina Aumentada
A visita à exposição Dóing foi muito aliciante pois fomos desafiados a construir muitas coisas. Inovámos na construção de aviões de papel e testámo-los para voarem pelos percursos assinalados, construímos uma máquina de rabiscos com vários materiais e através de um motor e de uma pilha a máquina pintava sozinha. Realizámos objetos de diferentes formas para testarmos se voavam na coluna de ar, construímos circuitos elétricos e conseguimos acender lâmpadas, ventoinhas e campainhas.
A Dóing é mais do que uma exposição: é uma oficina!
Construímos uma máquina de berlindes, usando tubos de plástico, pistas de madeira e paus de espetadas para manter a estrutura fixa e não cair.
Saímos desta sala com mais ideias para construirmos as nossas próprias máquinas.
Era uma vez… Ciência para quem gosta de histórias
Era uma vez…
Durante a semana na Escola Ciência Viva tivemos oportunidade de explorar a nova exposição do Pavilhão do Conhecimento: “Era uma vez… Ciência para quem gosta de histórias”. Através das histórias tradicionais infantis, esta exposição ensina-nos a ciência destes contos.
É uma exposição encantada, com os seus cenários cheios de luz. Parece mesmo que estamos no local onde tudo aconteceu.
Tufão nas Filipinas
O tufão Haiyan passou pelas Filipinas no dia 8 de novembro, fez pelo menos 4.460 mortos e atingiu quase 12 milhões pessoas, segundo os últimos dados transmitidos à Organização das Nações Unidas pelo governo filipino.
Vulcões na Indonésia
Dois vulcões entraram em erupção na Indonésia, em Merapi, na ilha de Java, e Sinabung, na ilha de Sumatra. A nuvem de cinzas e fumo alcançou os 8.000 quilómetros de altura.
Descoberto maior inseto subterrâneo
O maior inseto subterrâneo terrestre da Europa foi descoberto nas grutas do Algarve pela bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira. Conhecido por 'peixinho-de-prata' ou 'traça-dos-livros', o inseto tem o nome científico de Squamatinia algharbica.