Escola Ciência Viva
EB1 Leão de Arroios e EB1 Castelo - ID: 701
7
Viva a Ciência
Eureka!
Somos os alunos da EB1 Leão de Arroios e da EB1 Castelo. Na semana de 11 a 15 de novembro investigámos, estudámos e aprendemos na Escola Ciência Viva.


ALERTA: atenção com a higiene das mãos
Os alunos do 4.º ano da EB1 do Castelo realizaram na ECV uma experiência que visava perceber se sabíamos ou não lavar as mãos. Primeiro esfregámos as mãos com um creme especial (fica fluorescente com luz UV) e logo de seguida lavámos muito bem as mãos. Recorrendo a uma luz UV pudemos apurar se ainda havia vestígios do creme e para nosso espanto algumas mãos brilhavam!
Encontro com o Cientista
O astrónomo Rui Agostinho, subdiretor do Observatório Astronómico de Lisboa, veio à Escola Ciência Viva para nos levar numa viagem pelo sistema solar. Conhecemos melhor cada um dos planetas e as suas características.
Descobrimos que o sistema solar tem 4600 milhões de anos e que há três categorias de planetas: os rochosos (Mercúrio, Vénus, Terra, Marte), os gasosos (Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno) e os transneptunianos (Plutão, Éris, Haumea). Debatemos ainda a hipótese de existência de vida noutros planetas e de um dia podermos vir a habitar outro astro.
Foi uma oportunidade única!
Viva a Ciência
7
Que escola incrível!
Há muitas formas de aprender mas a melhor é a experimentar e descobrir
Todos os dias vestimos as batas e tornámo-nos cientistas. Visitámos as exposições “Era uma vez”, “Vê, Faz, Aprende” e “Dóing”. Aprendemos que há ciência nas histórias, descobrimos que os nossos sentidos pregam partidas, construímos máquinas, fizemos experiências com eletricidade.
Andámos na Bicicleta Voadora, fomos construtores na Casa Inacabada, realizámos uma cultura de micróbios, fabricámos sabonetes, descobrimos que podemos conservar os alimentos com açúcar e cozinhámos uma compota de abóbora.
Explorámos a exposição Era uma vez... Ciência para quem gosta de histórias
Construímos um aspirador de insetos, fizemos carteiras ecológicas e conhecemos um cientista a sério que conversou sobre os planetas e o sistema solar.
Foi uma semana incrível!
A nossa máquina do futuro
As máquinas do futuro
Durante a semana na ECV, a turma da EB1 do Castelo deparou-se com um problema: “Se o Homem construir uma máquina com a capacidade de pensar, aprender e criar, terá de lhe dar os mesmos direitos que têm os seres humanos?”.
Em debate na turma as opiniões foram diversas: 10 disseram que não devem ter os mesmos direitos e 14 disseram que sim. Gostávamos de saber a sua opinião. Envie-nos um e-mail para: vivaaciencia@cienciaviva.pt.
As máquinas pensam?
As opiniões divididas mostraram entusiasmo na partilha de direitos e deveres na realização de tarefas impensáveis no trabalho conjunto Homem/Máquina, receios de máquinas a criarem outras máquinas e a formarem exércitos para exterminar o Homem.
Circuitos elétricos
Construímos circuitos elétricos em série e em paralelo e vimos as diferenças e aplicações. Finalmente demos largas à nossa imaginação na oficina “Dóing” e ficámos de facto a saber o que acontece quando carregamos num interruptor lá em casa.
O que aprenderam na semana ECV?
De certeza que o entusiasmo dos nossos alunos durante a semana na ECV chegou ao ambiente familiar. De que forma os vossos educandos relataram as atividades realizadas? Gostávamos de saber a vossa opinião através do mail info.escola@cienciaviva.