EB1 Moinhos do Restelo e EB1 Parque das Nações
Escola Ciência Viva - ID: 704
8
Viva a Ciência
Alunos da EB1 Moinhos do Restelo e EB Parque das Nações têm aulas na Escola Ciência Viva
Somos alunos da EB1 Moinhos do Restelo e da EB Parque das Nações e esta semana tivemos o privilégio de estar na Escola Ciência Viva. Foi uma semana inesquecível!

Compota da Avó
Realizámos esta atividade na Cozinha é um laboratório, onde concluímos que o açúcar é um conservante graças à osmose presente nos cristais de açúcar. No final provámos o doce e estava delicioso.
Cientista João Malva visita Escola Ciência Viva
O investigador João Malva foi o cientista convidado desta semana. É neurocientista e trabalha no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Atualmente lidera uma equipa de investigadores que, na área das neurociências, se dedica ao estudo da regeneração do cérebro.
Para responder às nossas questões, o professor pediu-nos para realizarmos uma entrevista ao nosso melhor amigo com mais de 60 anos. Ficámos a saber que os neurónios são muito importantes para o funcionamento do corpo humano.
Foi uma sessão muito emocionante!
Viva a Ciência
8
Galopim de Carvalho
Grande Prémio Ciência Viva Montepio 2013
Alguns alunos do 4.ºA da EB Parque das Nações tiveram a oportunidade de assistir à entrega dos Prémios Ciência Viva Montepio 2013, cerimónia que decorreu no Pavilhão do Conhecimento. Este ano, o “Grande Prémio Ciência Viva Montepio” foi entregue ao ilustre paleontólogo A. M. Galopim de Carvalho. Neste evento estiveram presentes alguns dos seus familiares e amigos. Galopim de Carvalho contou histórias divertidas sobre o seu passado, por exemplo, de quando esteve na tropa.
Os alunos da Escola Ciência Viva com Galopim de Carvalho
Os alunos da Escola Ciência Viva que estiveram presentes puderam subir ao palco e colocar algumas questões ao paleontólogo.
Também nos disse que os dinossáurios ainda não foram embora. Foi um momento único!
Recolha de micróbios para análise na caixa de Petri
Viagem ao mundo dos micróbios
No Laboratório do Pavilhão do Conhecimento realizámos uma experiência em que recolhemos micróbios de várias superfícies, que colocámos nas caixas de petri. As caixas ficaram numa estufa a uma temperatura de 37º, durante 4 dias. Ficámos a saber que as manchas que apareceram representam colónias de micróbios. No final fizemos sabonetes com glicerina, óleo de amêndoas doces, essência de lavanda e corante. Adorámos esta experiência!
Oficina Dóing
Somos alunos do 4.ªA da EB Parque das Nações e tivemos a oportunidade de visitar a Dóing – Oficina Aumentada, onde pudemos construir aviões de papel, máquinas de berlindes, máquina de rabisco, entre outras.
Foi muito divertido.
Alterações climáticas
O Centro de Oceanografia e o Centro de Ciências do Mar realizaram um estudo que indica que a nossa alimentação irá sofrer alterações devido ao aumento da temperatura da água do mar. Assim, teremos menos peixes como a raia e mais carapau e sargo.
Era uma vez…
Visitámos a exposição “Era uma vez… Ciência para quem gosta de histórias”, uma exposição com dez histórias e seis fábulas, todas elas numa versão recheada de ciência. Explorámos várias histórias e em todas elas divertimo-nos muito.