Escola Ciência Viva
EB1 Mestre A. L. de Almeida e EB1 St.º António - ID: 705
9
Viva a Ciência
Uma semana especial
Somos os alunos da EB1 Mestre Arnaldo Louro de Almeida e EB1 St.º António e na semana de 25 a 29 de novembro estivemos na Escola Ciência Viva.
Foi uma semana em cheio!

Vulcão Etna
em erupção!
O vulcão Etna, situado na ilha italiana da Sicília, entrou em erupção emitindo fontes de lava e uma chuva de pedras e sujidade que, felizmente, não incomodaram em demasia a população.
É a 16.ª vez que este vulcão entra em erupção em 2013, o que levou os habitantes locais a levarem os guarda-chuvas para a rua, para se protegerem das pedras.
O Etna é o vulcão mais ativo da Europa.
Encontro com o Cientista
Os investigadores Manuel Paiva e Carlos Fiolhais estiveram à conversa com os alunos da Escola Ciência Viva na “European Space Expo”. Entre as várias questões levantadas, procuraram explicar aos alunos o que é a imponderabilidade e porque é que os astronautas flutuam no espaço. Aprendemos que o peso de um corpo é a força com que a Terra o atrai, o que significa que pode variar de lugar para lugar, enquanto a massa é uma constante que representa a resistência ao movimento.
No espaço não há peso, logo os astronautas e todos os
outros corpos flutuam no espaço porque não têm peso.
Foi muito divertido!
Viva a Ciência
9
European Space Expo
em Lisboa
O Espaço no Terreiro do Paço
O final desta semana foi extraordinário! O nosso dia começou na Praça do Comércio para participarmos na inauguração oficial da “European Space Expo in Lisbon”.
Esta é uma exposição que fala sobre o Espaço. Ficámos a saber que mais de 30 mil aplicações espaciais são hoje em dia utilizadas para auxiliar os transportes, aumentar a eficiência na agricultura e nas pescas, proteger o ambiente e melhorar a nossa segurança. Também descobrimos o que acontece aos objetos, fenómenos e pessoas quando estão em gravidade zero.
European Space Expo
No final da visita tivemos a oportunidade de conversar com os cientistas Manuel Paiva e Carlos Fiolhais.
Foi uma visita incrível!
Esta é a galáxia mais luminosa próxima da Terra
Descoberta galáxia luminosa
Uma equipa internacional de astrónomos descobriu a galáxia mais luminosa no Universo mais próximo da Terra, com um brilho superior a 10 biliões de estrelas como o Sol.
Esta galáxia (grande conjunto de estrelas) situa-se a 2000 milhões de anos-luz de distância da Terra, no chamado Universo Local.
Esta é uma descoberta inédita porque estas galáxias são mais comuns a seis ou sete mil milhões anos-luz da Terra.
Chupa-chupa elétrico simula sabores
Cientistas criaram um chupa-chupa elétrico com o objetivo de enganar o cérebro, simulando os quatro principais grupos de sabor.
Este dispositivo traz grandes vantagens e aplicações na medicina.
Descobertos monstros marinhos
Vinte mil fósseis marinhos do período Triássico foram recentemente descobertos na China. Este achado faz luz sobre o mundo aquático pré-histórico e explica como a vida recuperou após a extinção do período Pérmico (há 250 milhões de anos).
Nova missão lunar
A China vai lançar a sua terceira missão lunar não tripulada, denominada "Chang E III". O lançamento está previsto para os primeiros 10 dias de dezembro. O programa inclui a circulação na órbita da Lua, aterragem e regresso à Terra.