EB1 Parque das Nações e EB1 Pintor Almada Negreiros
Escola Ciência Viva - ID: 707
10
Viva a Ciência
A ciência em destaque
Os alunos do 3.º ano da EB1 Pintor Almada Negreiros e da EB1 Parque das Nações participaram na Escola Ciência Viva. Experimentámos, estudámos e aprendemos!

Dieta Mediterrânica
A Dieta Mediterrânica foi classificada como Património Mundial e Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Esta dieta traduz um estilo de vida saudável e distingue-se pela abundância de alimentos derivados da agricultura local. Carateriza-se pela abundância de produtos de origem vegetal como o pão, massa, arroz, hortaliças e utilização do azeite como principal fonte de gordura.
Encontro com o cientista José Francisco
O matemático José Francisco veio à Escola Ciência Viva e descobrimos que, contra algumas expectativas, o cientista não tinha o cabelo em pé e não trabalhava num laboratório. Foi surpreendente saber que as calçadas de Lisboa estão cheias de matemática e que esta ciência está presente em muitas coisas da nossa vida diária, sem nos apercebermos.
Descobrimos a importância da matemática na época dos descobrimentos, na definição das rotas marítimas e na execução e utilização de instrumentos auxiliares, tendo para isso muito contribuído o maior investigador português da altura, Pedro Nunes.
Viva a Ciência
10
Paolo Nespoli
À conversa com um astronauta
Nesta semana tivemos a oportunidade única de conhecer um astronauta de verdade: Paolo Nespoli. Este astronauta esteve seis meses na Estação Espacial Europeia. Ficámos a saber que uma nave espacial demora apenas oito minutos e meio a chegar ao Espaço, menos tempo do que muitos de nós levamos para chegar à escola.
Paolo Nespoli mostrou-nos imagens impressionantes do planeta Terra. Revelou-nos como é o dia-a-dia na estação espacial, como dormem e como se alimentam os astronautas, que têm de fazer diariamente uma hora de exercício físico.
Paolo Nespoli na Escola Ciência Viva
Foi muito interessante conversar com Paolo Nespoli. Ele é um verdadeiro especialista do Espaço!
Terminámos a nossa semana de forma fantástica.
Oficina Aumentada Dóing
Engenheiros por uma hora
A oficina Dóing é um verdadeiro espaço de engenharia onde pudemos imaginar e construir as nossas próprias criações. Numa parede de madeira criámos caminhos para berlindes. Experimentámos montar circuitos elétricos com várias lâmpadas. Construímos objetos que voavam num tubo de vento, uns voavam mais do que outros.
Construíram-se verdadeiras máquinas de rabiscos. Ficámos com uma grande vontade de voltar!
A Cozinha é um Laboratório
Na Cozinha do Pavilhão do Conhecimento lembrámos as partes constituintes da planta e aprendemos a confecionar uma piza saudável. Na base da piza colocámos uma raiz, um caule, uma folha, uma flor, um fruto e uma semente. Ficaram muito saborosas!
Compota com ciência
A visita à Cozinha é um Laboratório era esperada com alguma ansiedade. Aqui aprendemos a confecionar uma deliciosa compota e aprendemos o que é a esterilização, a osmose e o que faz a pectina.
Não se vêem mas estão em todo o lado!
Antes de entrar no Laboratório aplicámos um creme nas mãos, o glo germ, e de seguida lavámo-las. Este creme é sensível à luz ultravioleta e assim descobrimos quem lavou bem e mal as mãos.