EB1 Parque Silva Porto e EB1 Castelo
Escola Ciência Viva - ID: 715
11
Viva a Ciência
Escola Ciência Viva – uma experiência única!
Somos alunos do 3.º e 4.º ano da EB1 do Castelo e da EB1 Parque Silva Porto. Esta semana tivemos oportunidade de passar cinco dias maravilhosos na Escola Ciência Viva.

Cientistas descobriram um ser vivo quase imortal
Uma equipa de cientistas descobriu uma criatura que consegue viver durante tanto tempo que parece ser quase imortal. Chama-se "hydra magnipapillata" e, aparentemente, não envelhece com o passar dos anos. É um pólipo de água doce, tem 10 milímetros, boca, tentáculos e uma espécie de pé.
Um cientista diferente
No encontro com o cientista conhecemos o biólogo marinho José Xavier, investigador do IMAR da Faculdade de Coimbra. Ele estuda os pinguins e, por isso, faz muitas viagens à Antártida. Aprendemos imenso com ele: como se comportam os pinguins, como são os polvos, as lulas e os chocos e como se vestem os cientistas para se protegerem do frio. Viver na Antártida parece fácil, mas exige alguns cuidados. Vimos um vídeo sobre as viagens dele e ficámos impressionados com o mar e a violência das ondas. E já agora, sabem porque é que os ursos polares não comem pinguins? Nós já sabemos! Obrigado José Xavier!
Viva a Ciência
11
Se eu fosse um cientista!
Eu …
… tentaria encontrar formas de vida noutros planetas;
… inventava uma máquina para comunicar com os animais;
… inventava uma agenda onde um desenho se tornasse realidade;
… inventava uma máquina para viajar no tempo;
… fazia um museu e uma escola para as crianças aprenderem;
… inventava uma máquina para fazer os trabalhos de casa;
… adorava trabalhar com animais;
Desenho do cientista
… gostava de ser professora na Escola Ciência Viva;
… inventava muitas coisas e convidava outros cientistas para trabalharem comigo.
Gambozino
O Gambozino
Esta semana a nossa atenção foi despertada para um animal chamado gambozino. Segundo nos disseram, este animal tem quatro olhos, três antenas, duas pernas, é transparente e não tem braços. A turma do 3.º A da EB1 Parque Silva Porto ficou intrigada com isto! Será que conseguiram ver algum destes bichos invulgares?
93,2 graus abaixo de zero na Antártida
No dia 10 de agosto de 2010 houve um lugar na Antártida que bateu o recorde de frio: 93,2 graus Celsius abaixo de zero! O recorde só foi conhecido agora, com a análise de medições de temperatura feitas pelo satélite Landsat 8.
NASA descobre que Marte já teve um lago!
Investigadores descobriram em Marte um local que já foi um lago! A NASA divulgou esta descoberta do robot Curiosity. O lago existiu perto da Cratera de Gale e a presença de certos elementos sugere que o lago pode ter albergado vida.
Descoberta de asteróide rico em água!
Foram descobertos fragmentos de um asteróide que já foi rico em água. O asteróide orbitava a estrela GD-61 e a descoberta é importante porque, para que um astro possa suportar vida, é preciso que seja rochoso e que tenha água.