EB1 S. João de Deus e EB1 O Leão de Arroios
Escola Ciência Viva - ID: 726
13
Viva a Ciência
Cientistas de palmo e meio
Esta semana, as escolas EB1 Leão de Arroios e EB1 S. João de Deus participaram na ECV. Os alunos transformaram-se em pequenos cientistas. Foi fantástico!

Bicicleta voadora?
Ouvimos falar na bicicleta voadora e foi grande a agitação. Como seria? Teria asas? Voa mesmo? Lá fomos nós ver experimentar. A bicicleta está suspensa, a cerca de 6 metros de altura, por cima da exposição “Era uma vez” e anda sobre um cabo de aço. É assustadora mas segura. Todos conseguimos vencer os receios e voámos.
Encontro com o Cientista
Nuno Ferrand é biólogo, diretor do CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos e também professor no Departamento de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, onde ensina genética e evolução. Escreve livros sobre os répteis e anfíbios de Portugal e o seu animal preferido é o coelho. A conversa que tivemos com ele foi fantástica. Ensinou-nos muito sobre os animais, ficámos a saber que o nosso parente mais próximo é o chimpanzé e que o parente vivo mais próximo dos dinossauros são as galinhas.
Viva a Ciência
13
Dóing
Visita à exposição Dóing
Foi muito interessante e divertido poder experimentar todas as coisas que estavam nesta exposição. Fizemos aviões de papel e tentámos lançá-los o mais longe possível. Construímos um percurso para os berlindes e montámos circuitos elétricos. Já conhecíamos algumas das coisas, mas também havia novos desafios e novos materiais. Com materiais recicláveis construímos pára-quedas. Foi mesmo muito divertido vê-los funcionar no tubo de vento. E fizemos uma máquina de rabiscos divertida que funcionava em círculos.
Os alunos a testar a máquina de rabiscos
Um dos módulos era uma sala escura e pequenina onde havia um ecrã e com uma caneta própria fizemos riscos coloridos.
Sentimo-nos mesmo cientistas. Nem imaginávamos que sabíamos fazer tantas coisas e que podíamos descobrir muitas mais.
Exposição Era uma Vez
Visita à exposição Era uma Vez …
Visitámos esta exposição mais do que uma vez! Explorámos dez histórias infantis e seis fábulas. Foi possível ouvir as histórias e encontrar várias experiências para realizar. Estivemos na cama com o lobo, vestimos as irmãs da Gata Borralheira, fomos o Pinóquio, soprámos como o lobo para derrubar casas, entrámos numa ilusão de ótica, vimos o berçário dos feijões e muitas outras coisas. Foi muito divertido e aprendemos muito.
Ops e fez-se luz!
Na sala de aula já tínhamos falado sobre eletricidade e circuitos elétricos. Mas foi muito mais divertido quando pusemos em prática a teoria e montámos circuitos elétricos simples, em série e em paralelo. Demos largas à nossa imaginação no “Dóing”.
Compota da avó
Na Cozinha é um Laboratório falámos sobre algumas formas de conservar alimentos e a importância do açúcar no processo de conservação. Aprendemos como atua a pectina e o que é a osmose. Mas o melhor de tudo foi comer a compota feita por nós.
Os micro-organismos
Os micro-organismos estão por toda a parte e, se há alguns que são úteis, outros são prejudiciais. Com a inoculação que aprendemos a fazer, descobrimos que eles se podem reproduzir muuuuuito depressa.