EB1/JI Dr. João dos Santos e EB1 Sampaio Garrido
Escola Ciência Viva - ID: 727
14
Viva a Ciência
Os fabulosos cientistas na Escola Ciência Viva
As escolas EB1/JI Dr João dos Santos e EB1 Sampaio Garrido adoraram toda a aventura de uma semana cheia de ciência. Havia muito para ver, explorar e descobrir. Foi fantástico!

Há ciência em todo o lado!
A turma do 3.ºA da Escola EB1/JI Dr. João dos Santos realizou na ECV várias atividades. Gostámos mais do atelier Dòing e da exposição Era uma vez. Esta exposição mostra temas científicos que aparecem nas histórias tradicionais. No Dòing podemos fazer coisas e aprender a resolver problemas usando a máquina de rabiscos, aviões de papel, tubos de vento, circuitos elétricos e a máquina de berlindes.
Encontro com o cientista
A matemática Carlota Simões mostrou-nos que a Matemática é uma festa para o cérebro. Através de uma sequência de desafios, os pequenos cientistas presentes ficaram presos numa teia maravilhosa que os fazia vibrar e pensar. A cientista foi muito generosa e partilhou a sua paixão matemática connosco. O entusiasmo estendeu-se aos adultos presentes, felizes com as descobertas. A Matemática tem a ver com tudo: com as formas, com as cores, com os movimentos, com a ginástica, com a música, com a comida. O Universo é todo feito de Matemática. Os olhos brilhantes contaram o sucesso do encontro.
Viva a Ciência
14
Plantas para Descobrir e Saborear
Os alimentos saudáveis são deliciosos!
De aventais postos, aprendemos tudo sobre plantas comestíveis e sobre a pirâmide dos alimentos. Em grupos de 3 elementos, escolhemos os ingredientes para se fazer uma piza deliciosa: uma raiz, um caule, uma folha, um fruto, uma flor e uma semente. Primeiro, pusemos molho de tomate na base da piza. A seguir, espalhámos metade do queijo. Depois, distribuímos pela piza de forma equilibrada os ingredientes escolhidos. No final, colocámos o restante queijo. As pizas tinham um aspeto fabuloso, de fazer crescer água na boca.
Plantas para Descobrir e Saborear
Enquanto as pizas estavam no forno, ficámos impacientes. A cozinha funciona como um laboratório.
Fazem-se experiências, misturam-se ingredientes e inventam-se delícias inesperadas e misturas perfeitas. É ciência apetitosa!
Os circuitos elétricos no Dòing
A grande aventura na ECV
Viajámos para a ECV nos Alfacinhas, acompanhados pelas professoras Hermínia e Dulce. As atividades decorreram na cozinha, no laboratório e nas exposições. Nos intervalos fizemos jogos, visitámos exposições, andámos na bicicleta voadora e fomos ao parque das dunas. Aprendemos conceitos novos, brincámos, experimentámos e descobrimos. A exposição Dòing foi a nossa preferida, mas também visitámos o Explora e o Vê, Faz e Aprende com olhos de cientista.
Fazer e apresentar máquinas simples
No dia 20 de janeiro tivemos uma sessão sobre mecânica. Aprendemos a diferença entre roldanas, rodas dentadas, balanças e alavancas, que são máquinas simples. A seguir, com peças de lego coloridas, construímos e apresentámos estas máquinas.
À descoberta da Ciência nas histórias tradicionais
Na exposição Era uma Vez vimos histórias com Ciência: ficámos a saber que o lobo do Capuchinho Vermelho tinha os olhos pequenos e via o mundo em tons acinzentados. No centro da exposição havia uma floresta encantada e por cima passava uma bicicleta voadora.
Artista de palmo e meio no laboratório
Aprendemos a fazer tintas com produtos naturais: beterraba, espinafres, argila e giz. Cada grupo extraiu os pigmentos de um produto, adicionou-lhe um aglutinante e obteve a tinta. Com ela, cada um de nós fez uma pintura sobre Ciência.