EB1 Arq. Victor Palla e EB1 Condado
Escola Ciência Viva - ID: 738
15
Viva a Ciência
Uma semana fantástica!
De 27 a 31 de jan. a EB1 Condado e EB1 Arq. Victor Palla, participaram na ECV. Tivemos a oportunidade de explorar e adquirir novos conhecimentos. Foi uma semana divertida!

Era uma vez…
No decurso desta semana visitámos a exposição “Era uma vez…”. É uma exposição encantadora onde tudo parece muito real. Através de diversos contos infantis tradicionais aprendemos ciência. A magia que estas histórias nos transmitem fez com que os cenários parecessem reais.
Encontro com o cientista
No Encontro com o Cientista, ficámos a conhecer o biólogo Fernando Catarino. Ele foi professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e diretor do Jardim Botânico, tendo sido jubilado em 2002. O seu grande amor pelas plantas e saber deixou-nos a todos encantados e ficámos muito curiosos por descobrirmos mais sobre o mundo da botânica. O professor colocou-nos diversas questões sobre as plantas que nos mantiveram atentos durante toda a sessão. Sabiam que as gotas de água não molham a folha de uma planta? Nós ficámos a saber!
Viva a Ciência
15
Vamos ajudar a salvar o nosso planeta!
As energias renováveis
Na Escola Ciência Viva, andámos às voltas com a energia. Ficámos a saber que as energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza, como o sol ou o vento. E não são poluentes para o meio ambiente. Nos últimos anos, o incentivo à sua utilização tem sido um dos objetivos da União Europeia que está muito preocupada com as alterações climáticas do nosso planeta. O Homem tem de reduzir as emissões de gases nocivos para a atmosfera e de poupar as energias não renováveis, uma vez que estas prejudicam o ambiente e se podem esgotar.
Catavento
O catavento aproveita a energia do vento (energia eólica) para produzir trabalho.
Foi muito divertido construirmos o nosso!
Sabonetes coloridos!
Micróbios
No laboratório realizámos algumas experiências. Primeiro recolhemos micróbios dos mais diversos sítios tais como as nossas mãos, língua, cabelo, mesa, chão, maçaneta da porta, etc. Os micróbios foram a seguir guardados cuidadosamente nas caixas de Petri. Aprendemos que os micróbios podem ser úteis ou patogénicos (causam doenças) e que as manchas que apareceram nas caixas eram colónias de micróbios. Para finalizar fizemos sabonetes!
Será o Lobo Mau, mau de verdade?
Os cientistas lançaram um alerta por causa do desaparecimento dos lobos, que é um problema ambiental grave. A sua reintrodução no Parque Natural de Yellowstone, nos E.U., favoreceu as espécies vegetais, ao diminuírem o número de veados.
À descoberta… Dòing!
Como verdadeiros cientistas que somos, adorámos experimentar e pôr em prática as nossas construções na exposição Dóing! Ficámos maravilhados com tudo o que fomos capazes de construir! Foi tão divertido que tivemos de lá voltar!
Circuitos elétricos
Nesta semana explorámos o tema da energia e construímos circuitos elétricos. Utilizámos materiais como: lâmpadas, fios de crocodilo, casquilhos e pilhas. Realizámos jogos divertidos e pusemos em prática os conceitos adquiridos.