EBI Patrício Prazeres e EB1 Adriano Correia de Oliveira
Escola Ciência Viva - ID: 744
16
Viva a Ciência
Escola Ciência Viva
Os alunos do 4.º ano da EBI Patrício Prazeres e EB1 Adriano Correia de Oliveira participaram na ECV. Foi uma experiência única! Divertimo-nos e aprendemos.

Semana da ciência com os nossos pais
Os alunos da turma 4.ºA da EB1 Adriano Correia de Oliveira convidaram os pais e irmãos para festejar e aprender algumas coisas connosco. Organizámos um belo lanche na sexta-feira à tarde e os nossos pais provaram a compota de abóbora que fizemos na Cozinha é um Laboratório. Depois fomos passear juntos pelas exposições e todos ensinaram coisas aos pais.
Encontro com o Cientista
Nesta semana tivemos a visita do presidente da GALP, o engenheiro Manuel Ferreira de Oliveira. Conversou connosco sobre as diferentes formas de produzir energia. Explicou que o petróleo é extraído de poços muito fundos e que, para o encontrarem, têm de fazer um estudo. Ficámos a saber que as refinarias de Sines e Matosinhos servem para limpar e refinar o petróleo. Descobrimos que os nossos fornecedores de gás natural são a Argélia e a Nigéria. O gás que vem da Argélia vem pelos gasodutos, mas o gás proveniente da Nigéria vem sob a forma liquefeita em navios metaneiros. Aprendemos muitas coisas!
Viva a Ciência
16
OSMOSE – O que é isto?
Conservação dos Alimentos
Esta semana aprendemos uma palavra nova: osmose. A osmose é um processo que faz com que a água passe de um meio onde existe menos concentração de açúcar para outro onde existe mais. Alguém já reparou que quando se põe açúcar na fruta ela fica cheia de sumo? Isto acontece porque as células da fruta deixam passar a água para fora, para equilibrar a concentração de açúcar do interior da fruta com a do exterior. Enquanto fazíamos a compota de abóbora na cozinha fizemos uma experiência para percebermos a osmose: duas taças, um gomo de laranja em cada uma, um gomo
Experiência da osmose com gomos de laranja
de laranja em cada uma, um gomo com açúcar e o outro sem. O gomo com açúcar já tinha alguma água (o sumo da laranja) e o outro gomo estava seco e normal.
Também se pode fazer esta experiência com sal e outros alimentos! Façam! Toca a experimentar!
Hans Rudolf Herren
Prémio Nobel Alternativo
O cientista Hans Rudolf Herren recebeu o Prémio Nobel Alternativo. Sem usar pesticidas conseguiu tratar a planta da mandioca, em África, que sofria de uma praga de larvas da cochonilha-de-escama, causando a fome a muitos habitantes. Herren descobriu um tipo de vespas que depositavam os seus ovos sobre as larvas e as eliminavam. As vespas eram lançadas de um avião que voava a uma altura de apenas 20 metros. Foi um sucesso!
Casa Inacabada
Quando soubemos que íamos à Casa Inacabada ficámos muito entusiasmados. Construímos a casa com tijolos a fingir, usámos carrinhos de mão, uma grua e até fizemos uma reunião de trabalho. Foi simplesmente maravilhoso!
Porta-moedas rico em cálcio
Com um pacote de leite fizemos uma atividade diferente e divertida. Depois de várias dobragens com o nosso pacote ficámos com um porta-moedas. Agora já podemos guardar as nossas poupanças na nova carteira!
Homem sem mão recupera tato
No hospital Gemelli de Roma, investigadores suíços, alemães e italianos testaram uma mão biónica num paciente dinamarquês, cuja mão e antebraço tinham sido amputados. Os resultados foram excelentes!