EB1 Paulino Montez e EB1 S. João de Brito
Escola Ciência Viva - ID: 757
17
Viva a Ciência
Escola Ciência Viva
Na semana de 10 a 14 de fevereiro a turma do 3º ano da EB1 Paulino Montez e a turma do 4º ano da EB1 S. João de Brito deslocaram-se ao Pavilhão do Conhecimento à ECV.

Uma semana em cheio!
O convívio e a participação numa realidade bem diferente da que é transmitida dentro das paredes da escola (por mais dinâmicos, empenhados e sabedores que se assumam os professores no exercício do seu trabalho quotidiano) não dão uma experiência tão enriquecedora como a que os nossos alunos tiveram o privilégio de experimentar.
Encontro com o Cientista
A semana na Escola Ciência Viva foi produtiva e maravilhosa. O encontro com a cientista foi a cereja em cima do bolo. Em ligação com o nosso projeto de turma - A consciência ecológica no 1º ciclo - a temática da socióloga Luísa Schmidt veio ao encontro das nossas preocupações ambientais. Luísa Schmidt é investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde se dedica à Sociologia do Ambiente e da Comunicação. Também jornalista, esta cientista soube colocar-se ao nosso nível e conseguiu conversar sobre a problemática ambiental de forma clara e atual. Muito obrigado!
Viva a Ciência
17
Plantas para descobrir e saborear
Comer plantas?! Parece estranho!
Na Cozinha é um Laboratório, tudo se clarificou, descobriu e saboreou. Numa divertida atividade descobrimos as plantas e todas as partes que as constituem. Partindo do conhecimento das partes que as constituem e funções, construímos uma saborosa piza. Para tal usámos raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes. Os ingredientes que tínhamos à escolha eram: cenoura, beterraba, alho francês, espargos, orégãos, azeitonas, brócolos, feijão, entre outros. Selecionada cada parte constituinte da planta, começámos a construir a nossa piza.
Piza
Que delícia! Quem antes achava estranho vegetais na piza deliciou-se com esta descoberta gastronómica.
Todos ficaram de experimentar em casa.
Vê, Faz a Aprende
Vê, Faz e Aprende
Foi com grande satisfação que os alunos exploraram a exposição Vê, Faz e Aprende. Aqui puderam aprender, explorar e desenvolver trabalhos. A exposição estimula a descoberta, a pesquisa e o sentido crítico, proporcionando as condições para concretizar um trabalho interdisciplinar e construir conhecimento a partir de diferentes situações. Foi sem dúvida uma semana espetacular, que gostaríamos de repetir.
Escola Ciência Viva
Esta semana permitiu a todos um alargamento de horizontes e de conhecimentos que se refletirá no melhoramento não só da qualidade da educação mas de todo o projeto educativo. Obrigada ECV.
Oito baleias salvas na Nova Zelândia
Treze cetáceos deram à costa na praia da Golden Bay, na Nova Zelândia, ficando encalhadas. Com ajuda da guarda costeira e voluntários, salvaram-se 8. Os 13 cetáceos formavam parte de um grupo de 60 baleias-piloto.
190 espécies de lapas nos Açores
Gustavo Martins, investigador do estudo PatelGene, analisou 707 conchas de lapa (Patella aspera) e registou 190 espécies diferentes. Dezassete foram registos de novas espécies, nunca antes encontradas nos Açores.