EB1 Bairro do Restelo e EB1 Vale de Alcântara
Escola Ciência Viva - ID: 770
20
Viva a Ciência
“Cientistas” na Escola Ciência Viva
Somos alunos do 2.º ano da EB1 Vale de Alcântara e da EB1 Bairro do Restelo. Durante esta semana fomos muito felizes, curiosos e participativos como cientistas na ECV.

Formigas ao ataque
No laboratório investigámos as formigas, fizemos uma em plasticina vimos formigas verdadeiras na lupa binocular e descobrimos que elas têm três pares de patas, olhos com muitas lentes e pêlos assustadores. Observámos formigueiros com formigas de diversas espécies, onde havia rainhas, soldados e obreiras e aprendemos que as formigas preferem o calor, a escuridão e a tranquilidade.
Encontro com o Cientista
Conhecemos o botânico Jorge Paiva que conversou com os alunos sobre a alimentação e a importância da variedade de plantas e animais para a sobrevivência do Homem. Este cientista de 80 anos, que gosta muito do seu trabalho, mostrou-nos algumas imagens engraçadas que recolheu nas viagens que fez pelo mundo: uma coruja de olhar surpreendido, um homem que comia mal e tinha ficado obeso, um leopardo a dormir a sesta numa árvore, uma manada de búfalos. Adorámos a experiência e nunca vamos esquecer que o mundo é como uma gaiola e tem de ser bem cuidado.
Viva a Ciência
20
Fábrica de chocolate
Que delícia!
Na Cozinha é um Laboratório ficámos a saber imenso sobre chocolate!
Aprendemos que o chocolate se faz com cacau e que existem vários tipos de chocolate e vários estados físicos por que pode passar. No final, fizemos bombons!
Que delícia…
Fábrica de Chocolate
Noticia 4 (continuação do corpo de texto)
Noticia 4 (continuação do corpo de texto)
Grande dia do Peixe!
O grande dia do peixe
Na quarta-feira, o dia foi dedicado ao peixe. Os alunos ficaram surpreendidos na Doca Pesca com os diferentes peixes que estavam em exposição (cavalas, pescadas, sardinhas e carapaus) e ainda com os polvos, que não são peixes. Puderam provar vários pratos de peixe, como hambúrgueres, rolinhos, lasanha, nuggets e um aperitivo. Apesar disto, alguns alunos continuam a preferir carne.
Que maravilhosa exposição
Através das histórias infantis de que tanto gostamos, descobrimos ciência e aprendemos muitas coisas! Explorámos a exposição, realizámos vários trabalhos. Foi espetacular aliarmos a magia das histórias à ciência!
Surpresas até ao último dia na ECV
Esta semana foi inesquecível! Fomos cientistas de bata branca, explorámos e aprendemos muito. Toda a equipa da ECV e do Pavilhão do Conhecimento foi sensacional! No último dia, o Gonçalo Rocha fez anos e ofereceram-lhe um bolo de anos! Parabéns!
A opinião dos alunos
A maioria dos alunos, depois desta semana, ficou tão satisfeita que disse coisas como: “queria passar o resto da vida no Pavilhão do Conhecimento”, “adorei”, “amei” ou “gostava de ficar aqui um mês inteiro”. Todos esperam voltar para o ano.