Liceu Francês Charles Lepierre
Pablo Despeysses et Aziz Belhadj - ID: 778
1
Graffiti World Tour
WHILS: Grafiter português premiado em Inglaterra
O Whils, jovem grafiter português, foi premiado pelos seus graffiti num túnel junto à estação de Waterloo em Londres, em 2009. (adapt: Jornal SOL, 08/2011)

Um Banksy roubado, à venda num leilão em Miami
A obra do grafiter inglês Banksy, de Maio de 2012, representando um menino de joelhos a fazer uma pequena bandeira britânica num muro duma loja para denunciar o trabalho infantil, foi encontrada na semana passada, à venda num leilão em Miami. O preço dessa obra está avaliada entre os 500 e 700 mil dólares. (adapt: DN, 19/02/13)
Um grafiti original, sem usar tinta.
Esse é a obra feita pelo jovem português, no muro do túnel que vai para a estação de comboio de Waterloo. Representa duas caras: um senhor velho e uma rapariga. O Whils usou uma técnica que consiste em representar as caras só com duas ou três cores no máximo, para fazer um contraste. E sem usar tinta ! Mas sim "esculpindo" a parede.O prémio que ele reçebeu foi-lhe atribuído pelo Guardians.
Graffiti World Tour
1
O graffiti é arte ou vandalismo?
Uma das perguntas mais importantes desde sempre : graffiti é arte ou vandalismo?
Desde os tempos mais remotos, o homem teve a necessidade de se expressar, desde as cavernas até aos locais públicos. O graffiti surge da cultura Hip-Hop americana, dos bairros desfavorecidos da década de 70, sendo utilizada tinta de spray.
Com o desenvolvimento dos meios de comunicação, o movimento propagou-se à escala global e em pouco tempo todas as cidades do mundo viram as suas paredes cobertas de desenhos coloridos.
Há quem veja o graffiti,
Arte? Vandalismo?
essencialmente pessoas idosas mas não só como uma prática vândala contra a sociedade, feita por pessoas anónimas
Mas também há quem o veja como arte.
Por vezes, deparamo-nos com telas de grandes dimensões, como o mural na famosa zona de graffiti de Campolide perto das Amoreiras. (adapt: Wordpress)
As paradas da Onibus a serem decoradas
Distrito Federal revitalizado
A ONU apoiou o projeto de revitalização de 72 paredes de paragens de autocarros no Brasil. Esse projeto foi organizado pelas organizações CUFA-DF, UNODC e a UNESCO, que ajudam jovens de 18 à 29 anos na luta contra as drogas, o crime e violência. O projeto de revitalização deverá acabar em fevereiro de 2013. (adapt: Nações Unidas Brasil, 25/01/13)
Graffiti «Reservado SLB» custam milhares
Para limpar os graffiti «Reservado SLB» pintados na estátua do Marquês de Pombal em Lisboa, pelos adeptos do Benfica quando iam ganhar o campeonato 2012/2013, a câmara de Lisboa teve de pagar entre 1000 e 2000€. (adapt: DN, 30/04/13)
Condenado a prisão por fazer graffiti
Em Singapura, o Mohamad Khalid foi condenado a 3 meses de prisão e 3 chicotadas, por ter graffitado a 23 de abril a palavra «democracia» num monumento aos mortos, construído em 1922. (adapt:DN, 27/08/13)
6 espaços para graffiti em Oeiras
Em Oeiras, a câmara disponibilizou desde o verão de 2013, 6 sítios para promover a arte urbana. O projeto “Graffiti só aqui” valoriza o espaço público e também afasta as más ideias do graffiti. (adapt: Jornal i, 08/2013)