EB1 Padre J. M. Rocha e Melo e EB1 Engenheiro Ressano Garcia
Escola Ciência Viva - ID: 787
21
Viva a Ciência
Querem conhecer-nos?
Somos alunos do 2ºano da EB1 Padre José Manuel Rocha e Melo e da EB1 Engenheiro Ressano Garcia. Adorámos ser verdadeiros cientistas na Escola Ciência Viva.

Espaço Dóing
Esta exposição é fantástica! Lá só precisamos de muita imaginação e criatividade para conseguirmos construir todas aquelas coisas giríssimas. Gostámos de montar a pista para os berlindes, construir objetos para testar no tubo de vento, montar circuitos elétricos e de lançar os nossos aviões de papel. Ser cientista é isto mesmo: descobrir!
Encontro com o Cientista
Conhecemos o cientista Amadeu Soares, biólogo e professor na Universidade de Aveiro. Explicou-nos o que ser Biólogo é investigar e estudar a vida dos animais e das plantas. Falou-nos sobre animais e plantas que vivem na água e sobre animais selvagens, para percebermos a variedade de vida que existe no planeta Terra. Mostrou-nos filmes para compreendermos o que é a biodiversidade. No final Amadeu Soares ofereceu-nos um livro que se chama: “O peixe que perdeu a cabeça”. Sabem qual é o peixe que perdeu a cabeça? Nós já sabemos! Pensem ou investiguem e vejam se adivinham.
Viva a Ciência
21
Laboratório
Formigas no Laboratório
Na atividade do laboratório aprendemos muitas coisas acerca das formigas. Em que partes se divide o seu corpo: em abdómen, tórax e cabeça.
Têm olho composto, antenas, mandíbulas e três pares de patas.
Observámos alguns formigueiros e vimos como as formigas reagem à luz e ao escuro, ao quente e ao frio e à vibração.
Também descobrimos como comunicam entre si e como se defendem, como se alimentam e o que preferem para comer.
Foi uma aula muito interessante!
Formigas no Laboratório
Noticia 4 (continuação do corpo de texto)
Noticia 4 (continuação do corpo de texto)
Fábrica de Chocolate
Fábrica de Chocolate
Tivemos uma aula muito “doce” a Fábrica de Chocolate. Vimos imagens do cacau e do cacaueiro, provámos bocadinhos de cacau e de três qualidades de chocolate: chocolate branco, chocolate de leite e chocolate negro. Para realizarmos a atividade derretemos as três qualidades de chocolate, misturámos cereais no chocolate negro que serviu de base aos nossos bombons, depois decorámos com os outros chocolates. Ficaram deliciosos!
Exposição: Vê, Faz e Aprende
Esta exposição foi muito divertida. Brincámos e aprendemos ao mesmo tempo. O que gostámos mais foi: o carro de rodas quadradas, o balão de ar quente, de ouvir o eco quando colocámos os auscultadores e da cama dos pregos.
Fomos verdadeiros cientistas …
A nossa semana foi muito divertida, encontrámos ciência em todas as atividades que realizámos e nas exposições que visitámos. Foi uma semana que não vamos esquecer nunca!
Histórias com Ciência
Preparámos um guião para explorar melhor a exposição Era uma vez. Dividimo-nos em pequenos grupos de trabalho e experimentámos as atividades que existem em cada uma das histórias. Foi divertido encontrar Ciência nas histórias que já conhecíamos.