EB1 Teixeira de Pascoais e EB1 Padre José Manuel Rocha e Melo
Escola Ciência Viva - ID: 792
23
Viva a Ciência
Escola Ciência Viva – Os pequenos cientistas
Somos alunos do 2.º ano das EB1 Teixeira de Pascoais e EB1 Padre José Manuel Rocha e Melo. Foram cinco dias fantásticos na Escola Ciência Viva. Divertimo-nos muito!

Será a bicicleta mesmo voadora?
Ficámos todos muito nervosos e ansiosos quando vimos a bicicleta mesmo por cima das nossas cabeças. Não seria perigoso? Será que poderíamos cair sobre a rede? Nada disso… Depois de experimentar, adorámos. Todos os nossos receios foram completamente superados.
Encontro com o Cientista
O geólogo Mário Cachão, professor e investigador na UL, contou-nos que em pequeno gostava de apanhar rochas, fósseis e conchas. Todos queriam que ele fosse médico. Mas ele escolheu estudar o que o fazia feliz: as rochas! Ensinou-nos que as rochas são memórias do nosso planeta e que mostram como era a paisagem na Terra quando elas se formaram. Mostrou-nos que muitas das coisas que utilizamos no dia a dia são feitas de rochas: o vidro, a porcelana e até as paredes do Pavilhão. Nós levámos-lhe uma coleção de rochas que recolhemos na escola. Confirmou o que imaginávamos: Lisboa em tempos foi um mar!
Viva a Ciência
23
Dóing e os circuitos elétricos
Como fazer um candeeiro
Na Oficina Dóing aprendemos a construir máquinas de todos os tipos e aprendemos a fazer circuitos elétricos. Depois na nossa sala decidimos construir um candeeiro.
Foi fácil!
Precisámos de: 1 casquilho, 1 interruptor, 2 fios elétricos, 1 ficha, 1 chave de fendas e 1 chave de cruzeta.
O nosso candeeiro!
1.Ligámos o casquilho ao fio elétrico.
2.Ligámos um interruptor ao fio elétrico e a um segundo fio elétrico.
3.Ligámos o segundo fio elétrico a uma ficha.
4.Enroscámos uma lâmpada no casquilho.
5.Ligámos a ficha a uma tomada e …
Fábrica de Chocolate
A grande aventura na cozinha
Todas as atividades foram fantásticas, mas esta foi mesmo muito docinha… Na Cozinha é um Laboratório do Pavilhão do Conhecimento falámos sobre a história do chocolate. Aprendemos que o chocolate é feito de cacau. Fizemos maravilhosos bombons usando os três tipos de chocolate e decorámos com cereais. Ficaram com um aspeto delicioso. Estávamos desejosos de os provar. Que bombons tão saborosos! Mas que grandes cozinheiros!
Um lobo mau em cada um de nós!
Na Exposição “Era uma vez…” aprendemos que os lobos não são maus. E de vez em quando sabe bem ser tão poderoso como o lobo na história dos três porquinhos. Construir a casa é difícil e exige muito trabalho, mas soprar como um lobo é divertido!
Formigas no formigueiro
No laboratório aprendemos muito sobre as formigas. Fizemos uma formiga em plasticina, observámos uma formiga na lupa binocular e vimos três formigueiros cada um com uma espécie diferente. Foi uma experiência fantástica!
A casa Inacabada
Construir casas é terrivelmente divertido mas é mais difícil do que parece! Na Casa Inacabada usámos técnicas e ferramentas parecidas com as que os operários usam para construir as casas a sério e sentimo-nos muito crescidos.