EB1 Quinta dos Frades e EB1 Arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles
Escola Ciência Viva - ID: 798
24
Viva a Ciência
Quem somos nós?
Os alunos do 2.º e 3.º ano da EB1 Quinta dos Frades e da EB1 Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, estiveram na ECV. Vestimos as batas e partimos à descoberta. Foi muito divertido!

Bicicleta Voadora
No Pavilhão do Conhecimento houve sempre muitas atividades para fazer e até nos intervalos nos divertíamos. Uma das coisas que fazíamos nos intervalos era andar na bicicleta voadora. A bicicleta só tem um cabo a suportá-la e fica suspensa sobre a exposição Era uma Vez. Fazia algum medo, mas foi muito divertido!
Encontro com o Cientista
“Dar vida aos dinossauros!” Foi com esta frase que o paleontólogo Octávio Mateus, do Museu da Lourinhã, deu início ao nosso encontro com o cientista, no nosso último dia da Escola Ciência Viva. Doutorado pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, contou-nos que, desde pequeno, fazia explorações com a sua família e que os seus pais foram fundadores do Museu da Lourinhã. Vimos imagens impressionantes de dinossauros e ficámos a conhecer muitas coisas sobre estes seres extintos há milhões de anos.
Viva a Ciência
24
DÓING
Fomos inventores e construtores
Na exposição DÓING fizemos muitas atividades em que abordámos conceitos relacionados com a gravidade, a eletricidade, a luz, o peso…
Fomos inventores e construímos uma máquina para fazer rabiscos e figuras de papel que voavam nos túneis de vento; também fomos engenheiros e realizámos percursos para os berlindes e fizemos aviões que voavam muito alto.
Dóing
Fomos eletricistas e conseguimos acender lâmpadas e ventoinhas com a ajuda de pilhas.
Aprendemos muita coisa nesta atividade!
Piza com plantas
Plantas para saborear
Na cozinha é um laboratório aprendermos a fazer pizas com alimentos saudáveis. Depois de relembrarmos a constituição das plantas, utilizámos as suas diversas partes para fazermos uma piza, como por exemplo: cenoura, alho-francês, brócolos, azeitonas, orégãos e feijão. Enquanto esperávamos que as pizas se cozessem, falámos sobre a Pirâmide dos Alimentos e a sua importância. No final, provámos as pizas e estavam deliciosas!
Começar o dia a cantar
Na Escola Ciência Viva, o dia começava de um modo diferente do habitual. Vestíamos as nossas batas brancas de cientistas enquanto ouvíamos o hino da Escola para não nos esquecermos de que … “Há ciência em todo o lado, Ciência Viva! Viva!”
Já sei comer bem
Num dos intervalos fizemos uma brincadeira em equipas muito educativa e divertida. Explorámos a Roda dos Alimentos e, através de um jogo de adivinhas, aprendemos o que devemos fazer para ter uma alimentação saudável, equilibrada e variada.
As escadas também ensinam
As escadas do Pavilhão do Conhecimento estão cheias de sabedoria e aprendemos que subir e descer faz bem à saúde e ajuda o Planeta porque a energia do nosso corpo é uma energia “verde".