EB1/JI Frei Luís de Sousa e EB1 S. Sebastião da Pedreira
Escola Ciência Viva - ID: 800
25
Viva a Ciência
Quem somos?
Somos os alunos do 2.º ano da EB1/JI Frei Luís de Sousa e da EB1 S. Sebastião da Pedreira. Na semana de 28 de abril a 2 de maio estivemos na Escola Ciência Viva.

Os intervalos na ECV
Adorámos andar na bicicleta voadora, visitar as exposições e, principalmente, construir um aspirador de insetos e ir com ele à caça aos insetos no Jardim da Girafa. Ficámos com o aspirador e assim podemos ir caçar insetos com os nossos pais num jardim perto de casa. O que não nos podemos esquecer é de deixar sempre os bichinhos no jardim onde os apanhámos.
Encontro com o Cientista
Na sexta-feira conhecemos a química Palmira Silva, professora do Instituto Superior Técnico, e ficámos a saber que a química está presente em todo o lado - como pudemos ver fazendo uma experiência com amido de milho e água. Sabem o que é engraçado? A química está presente em coisas tão simples como os espelhos, os materiais de escrita, as cores. Recebemos uma grande lição: nunca devemos desistir daquilo que queremos e devemos seguir sempre o nosso coração! Esta investigadora desde pequena que queria ser cientista! Ah…e nunca fez explodir o laboratório! Foi uma experiência enriquecedora! Obrigada!
Viva a Ciência
25
Formigas no Laboratório
Experiências com formigas
Na escola tínhamos feito um trabalho de pesquisa sobre a vida das formigas, mas esta semana conseguimos mais informações sobre este pequeno inseto no laboratório da Escola Ciência Viva. Pudemos ver formigas verdadeiras à lupa binocular e observámos três formigueiros. Foi uma experiência fantástica! Descobrimos como as formigas reagem à luz e ao escuro, ao quente e ao frio e à vibração. Também ficámos a saber que estas formigas preferem maçã a alpista.
Formigas no Laboratório
Colocámos maçã e alpista na caixa de alimentação, que está ligada ao formigueiro, e as formigas escolheram a maçã.
Aprendemos muito nesta atividade.
Fábrica de Chocolate
Os mestres chocolateiros
Agora que sabemos a origem do chocolate é altura de pôr a mão na massa… Preparem-se porque vamos fazer os melhores bombons de sempre! Como uns verdadeiros chocolateiros, vestimos o avental e dirigimo-nos para a bancada! Hum, já cheira a chocolate! Depois de provarmos a semente de cacau e os três tipos de chocolate, demos asas à imaginação e fizemos bombons deliciosos e criativos! Que delícia! Estamos aprovados!
Era uma vez
Era uma vez… Todas as histórias começam assim. Que estranho! Não lemos as histórias todas mas lemos os seus resumos e aproveitámos o enredo das histórias para estudar matemática, biologia, zoologia, língua portuguesa, estudo do meio, física...
Casa Inacabada
No primeiro intervalo da semana “vestimos” a pele de engenheiros, construtores civis e operadores de grua com o objectivo de acabarmos a casa inacabada. Só conseguiríamos acabar se trabalhássemos em equipa. Foi difícil mas muito divertido!
Dóing – Verdadeiros inventores
Com muita criatividade e imaginação, nesta exposição, tivemos oportunidade de inventar, planear, construir, experimentar… Ficámos maravilhados com as coisas que ali conseguimos construir e cheios de vontade de lá voltar.