EB1 Gaivotas e EB1 Manuel Teixeira Gomes
Escola Ciência Viva - ID: 803
27
Viva a Ciência
Uma experiência maravilhosa
Os pequenos cientistas do 2º ano da EB1 Manuel Teixeira Gomes e da EB1 Gaivotas realizaram várias atividades com ciência, durante a semana na Escola Ciência Viva.

Vê, Faz e Aprende
Na exposição “Vê, faz e aprende” brincámos e aprendemos. Fizemos experiências com o balão de ar quente, a cama de pregos, a arca do tesouro, conduzimos um carro com rodas quadradas…
Adorámos visitar esta exposição.
Encontro com o Cientista
Conhecemos o físico Carlos Fiolhais, que é professor na Universidade de Coimbra. Além de já ter feito muitas descobertas, gosta de as partilhar com toda a gente e já escreveu muitos livros onde explica a física de uma maneira muito divertida. Neste encontro, ensinou-nos que não há ciência sem perguntas e que temos de repetir as experiências várias vezes para confirmar as nossas descobertas. Fizemos experiências com ímanes, descobrimos que eles são magnéticos e só atraem o metal, que o magnetismo passa através do papel, do plástico e da água. Foi uma oportunidade excelente de aprendizagem.
Viva a Ciência
27
Formigas no Laboratório
Formigas
No laboratório fizemos algumas experiências para conhecermos melhor as formigas. Cada um de nós fez uma formiga em plasticina para compreendermos como são constituídas. Vimos que têm três pares de patas, duas antenas, olhos com muitas lentes, mandíbulas e o seu corpo tem três partes diferentes: cabeça, tórax e abdómen. Observámos formigas verdadeiras através duma lupa binocular.
Formigas no Laboratório
Vimos formigueiros reais e aprendemos que elas preferem os sítios quentes e escuros, que se afastam das vibrações e que adoram comer maçã.
Ficámos a saber muitas coisas sobre estes insetos que encontramos em todo o lado.
Fábrica de Chocolate
Cozinha com chocolate
Na cozinha aprendemos que o chocolate vem do cacau. Das sementes do cacau é extraída a manteiga e a pasta de cacau. O chocolate negro leva muita pasta de cacau, mas o chocolate branco tem uma grande quantidade de manteiga de cacau. Para fazermos os bombons aquecemos os três tipos de chocolate, o negro, o branco e o de leite, que passam ao estado líquido. Com criatividade fizemos bombons. Ficaram deliciosos!
Era uma vez…
As histórias têm ciência. Numa dessas histórias, sabem o que descobrimos? Que para fazer uma tablete de chocolate de 250g se consome 4299 litros de água. Esta história também nos ensinou que existem mais de 300 variedades de feijão.
Dóing
Neste espaço construímos objetos para testar num tubo de vento, montámos uma pista para berlindes na parede, construímos máquinas de rabiscos, montámos circuitos elétricos e lançámos aviões de papel. Fizemos muitas experiências.
Crescer em segurança
Através de um filme e de um jogo, aprendemos a identificar produtos com agentes químicos perigosos, que devem ser manuseados com cuidado usando, por exemplo, óculos, capacetes, coletes de segurança, máscaras, luvas, etc.