EB1 Pedro de Santarém e EB1 72
Escola Ciência Viva - ID: 805
26
Viva a Ciência
Querem conhecer-nos?
Somos alunos muito curiosos do 2º ano da EB1 Pedro de Santarém e da EB1 72 de Lisboa. Tivemos uma semana fantástica, na Escola Ciência Viva!

Formigas invadem o Laboratório do Pavilhão do Conhecimento
Tivemos oportunidade de conhecer uma família de formigas. Observámos à lupa características destes animais, com seis patas, dois olhos, duas mandíbulas e duas antenas que usam para comunicarem umas com as outras. No mesmo formigueiro descobrimos formigas obreiras, soldados, rainha e machos. Fizemos formigas de plasticina e descobrimos as diferenças entre as nossas e as verdadeiras.
Encontro com o Cientista
Conversámos com o ornitólogo José Pedro Granadeiro, investigador do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro. Explicou-nos que o trabalho de cientista não se faz só no laboratório e que ele faz grande parte do seu trabalho no campo, observando as aves e o seu comportamento. Trouxe aves embalsamadas, ovos, penas e muitas outras coisas que nós pudemos manusear e analisar em pormenor. Aprendemos que as aves há muitos milhões de anos tiveram dentes e que os perderam para se tornarem mais leves e conseguirem voar. Também é por essa mesma razão que os seus ossos são ocos.
Viva a Ciência
26
A nossa Pequena Horta
Já fizemos pizas com produtos da horta! Agora vamos à procura da sopa!
Trouxemos da nossa escola pequenas alfaces, tomateiros, cebolinho e pimentos. Num canteiro, plantámos os nossos legumes e batatas com a ajuda do ancinho, da pá e do sacho.

Começámos por ajeitar a terra, depois abrimos um buraquinho e colocámos as nossas plantas.

No final regámos com jeitinho.
A nossa horta
Noticia 4 (continuação do corpo de texto)
Noticia 4 (continuação do corpo de texto)
Fábrica de Chocolate
Chocolate!
Aprendemos muito sobre o cacau e a forma como, a partir dele, se produz o chocolate. O cacaueiro é a planta que dá o cacau, que é indispensável para o fabrico do chocolate. Existem três tipos de chocolate: o de leite, branco e negro, de acordo com a sua composição. O chocolate funde (passa do estado sólido ao estado líquido) a diferentes temperaturas. Com os três chocolates e com alguns cereais fizemos bombons! Ficaram deliciosos!
Dinossauros carnívoros na Lourinhã!
Houve dinossauros carnívoros que viveram em Portugal há cerca de 140 milhões de anos. Foram encontrados fósseis na praia de Valmitão (Lourinhã) que podem ser atribuídos a um dinossauro carnívoro terópode.
Impressora de braille em Lego
Shubham Banjeree tem 12 anos, é da Califórnia, e alterou um modelo programável da Lego, o Lego Minstrom EV3, juntando-lhe alguns acessórios, para criar uma impressora de braille. Chamou-lhe Braigo: Braille e Lego.
Judo na ECV
Existe física no judo? Vestimo-nos a rigor para testarmos esta ideia com o professor Miguel Galhardas do Centro para o Desenvolvimento do Judo. Aprendemos o que é velocidade, atrito, equilíbrio e outros conceitos da física, o centro de massa.