EB1 Laranjeiras e EB1 Professora Aida Vieira
Escola Ciência Viva - ID: 811
28
Viva a Ciência
Quem somos!
Os alunos do 2º ano da EB1/JI Professora Aida Vieira e da EB1/JI das Laranjeiras, frequentámos a Escola de Ciência Viva. Adorámos a semana e até aprendemos o hino da ECV.

Receita dos bombons de chocolate
Precisamos de: 100gr de chocolate negro, 50gr de chocolate de leite, 50gr de chocolate branco, cornflakes, arroz tufado e bolacha triturada. Derrete-se o chocolate negro em banho-maria, depois adicionam-se os cornflakes, colocam-se montinhos desta mistura num prato e decora-se com os outros chocolates já derretidos, o arroz tufado e a bolacha.
Encontro com o Cientista
Tivemos a oportunidade de conhecer não um cientista, mas duas cientistas: Marta Rufino, que é bióloga, e Ana Paula Oliveira, química. Ensinaram-nos muitas coisas sobre o mar e até fizemos um jogo divertido em que aprendemos que não se devem pescar os peixes muito pequenos, de forma a garantir que a espécie não acaba. Dois alunos foram os pescadores, um o investigador e os outros alunos variadas espécies peixes que tinham de fugir à rede dos pescadores. Ficámos a saber que o maior animal, a baleia azul, só se alimenta de plâncton, um ser vivo microscópico. Adorámos este encontro!
Viva a Ciência
28
Plantas e Solos
A permeabilidade dos solos
Afinal os solos não são todos iguais! Percebemos isso, com a realização de uma experiência sobre a permeabilidade dos solos. Tínhamos três tipos de solo diferentes: um solo arenoso, um solo franco e um solo argiloso, os três com características próprias, quer na cor, toque e cheiro. Colocámos cada um deles numa montagem que tinha um filtro dentro de um pequeno funil, encaixado num tubo de ensaio. Deitámos a mesma quantidade de água nos solos e verificámos que num deles, o solo arenoso, a água escorria toda para o tubo de ensaio.
A permeabilidade dos solos
No solo argiloso, a água quase que não passou para o tubo de ensaio e, no solo franco, só parte da água é que passou.
Com esta experiência aprendemos que os solos são diferentes e percebemos bem o que é a permeabilidade.
Formigas no laboratório
Experiências com formigas
Na escola realizámos uma pesquisa sobre as formigas e esta semana na atividade do laboratório pudemos obter mais informações sobre este inseto. Na lupa binocular observámos formigas e vimos como elas se organizam em colónias em três formigueiros. Descobrimos que quando são submetidas a determinados estímulos têm diferentes reações, que preferem estar no escuro, que gostam mais do calor e que a vibração as assusta!
Era uma vez...
Para explorar esta exposição utilizámos os iPads. Foi um verdadeiro trabalho de equipa e desvendámos a ciência nas histórias infantis! Gostámos muito desta exposição.
Estudar música ajuda a matemática!
Um estudo do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro revelou que as crianças que estudam música apresentam melhores resultados em Matemática comparativamente às que não têm lições musicais. Amigos, vamos todos aprender música!
Dòing – Verdadeiros Cientistas
Aqui inventámos, planeámos, construímos e experimentámos. Com criatividade e imaginação fizemos uma máquina de rabiscos, uma pista para berlindes, objetos para testar no tubo de vento, montámos circuitos elétricos e lançámos aviões de papel.