EB1 Manuel Teixeira Gomes e EB1 B.º de S. Miguel
Escola Ciência Viva - ID: 813
30
Viva a Ciência
Uma visita com muitas experiências
Somos do 2º ano da EB1 Manuel Teixeira Gomes e da EB1 B.º de S. Miguel e foi com muito entusiasmo que participámos nas atividades da Escola Ciência Viva.

Explora
Na exposição Explora experimentámos muitas coisas, desde as ilusões de ótica às dunas que se iam formando e modificando quando fazíamos soprar o vento em diferentes direções e ao tornado, que tínhamos de esperar ansiosamente que se formasse. Todos participámos, explorámos e desfrutámos de cada momento.
Encontro com o Cientista
André Moitinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Astronomia, foi o nosso cientista convidado e trouxe consigo um colega engenheiro, Miguel Gomes. Estes dois investigadores desenvolveram um software de visualização espacial, chamado CSI-VEJA, que permite fazer uma viagem interativa no espaço usando um comando de consola e que funciona quase como um catálogo das estrelas observadas. Ficámos a saber que a Via Láctea é uma galáxia com 200 a 300 mil milhões de estrelas, que aparenta ter uma forma em espiral e que no seu centro existe um buraco negro. Foi um encontro muito interessante!
Viva a Ciência
30
Fábrica de Chocolate
Crocantes de chocolate
Com esta atividade aprendemos donde vem o cacau que dá aquele sabor irresistível ao chocolate. Vem de uma planta chamada cacaueiro. Provámos cacau e 3 chocolates diferentes (negro, branco e castanho, ou de leite) e verificámos que, além de sabores distintos, também não se dissolviam na boca à mesma velocidade. Também aprendemos que o chocolate preto tem maior quantidade de cacau e que é o mais saudável. Mas o que mais gostámos foi fazer os nossos bombons e no fim, claro, deliciarmo-nos com eles.
Fábrica de Chocolate
Aprendemos que a cozinha também é um laboratório e nela conseguimos fazer experiências mesmo deliciosas.
Basta olhar para os nossos bombons para ver como tinham um aspeto mesmo apetitoso.
Formigas no Laboratório
Há formigas no laboratório!
Fomos ao laboratório fazer experiências com formigas. Começámos por imaginar como seria uma formiga para a fazermos em plasticina. A seguir observámos uma formiga grande, em plástico, para vermos bem o seu corpo, que é constituído por três partes: a cabeça, o tórax e o abdómen. Vimos três formigueiros e verificámos que as formigas preferem o escuro, o calor e os alimentos doces.
Dóing
No Dóing fomos eletricistas, engenheiros e até aviadores. Construímos aviões de papel e fizemo-los voar num céu imaginário repleto de círculos. Foi difícil, mas não desistimos facilmente!
Baleia de 10 metros em Almada
Esta instalação artística tem 10 metros de comprimento. É um esqueleto de uma baleia feito em plástico que alerta a população para os perigos do lixo marinho, em especial os plásticos. Mais de 90% do lixo marinho é constituído por plástico.
Junho, um mês de chuva de estrelas
No mês de Junho vamos poder observar 22 fenómenos de chuva de estrelas. Rui Agostinho, do Observatório Astronómico de Lisboa, salienta que a observação tem de ser feita em condições próximas do ideal, num local sem luminosidade e com lua nova.