Externato Champagnat
Escola Ciência Viva - ID: 847
31
Viva a Ciência
Os pequenos Cientistas!
As turmas do 3.º ano do Externato Champagnat foram ao Pavilhão do Conhecimento e passaram uma semana extraordinária na Escola Ciência Viva. Foram verdadeiros cientistas!

A Vida num Formigueiro
Realizámos uma atividade sobre formigas e descobrimos que no formigueiro elas vivem em sociedade. Verificámos que gostam de calor, preferem o escuro e não gostam de ruídos. O corpo delas divide-se em três partes: cabeça, tórax e abdómen, possuem antenas e mandíbulas. Aprendemos que o formigueiro só pode ter uma rainha e é ela quem põe os ovos. Gostámos muito da atividade.
Encontro com o Cientista
Fomos ao Jardim Botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência para conhecermos Raquel Barata. Explicou-nos que os botânicos são cientistas que estudam as plantas e que naquele jardim existem cerca de 1500 espécies de plantas de vários sítios do mundo. De mapa na mão, partimos à descoberta destas plantas e encontrámos algumas que já conhecíamos, como o Dragoeiro, que há na nossa escola. Adorámos ver uma pinha gigante, sabermos que há plantas que existem desde o tempo dos dinossauros e conhecermos melhor a planta do bambu. Gostámos muito da experiência de sermos botânicos por uma manhã!
Viva a Ciência
31
Laboratório – Mistério na Escolinha
O desaparecimento misterioso!
Na Escola Ciência Viva desapareceu um objeto de valor e nós fomos convidados a investigar o mistério. No Laboratório examinámos as provas deixadas: a impressão da pegada, os vestígios de terra deixados pelo sapato e comparámos com amostras de solo recolhidas perto do Pavilhão do Conhecimento, estudámos fibras, recolhemos impressões digitais e investigámos a tinta da caneta da mensagem deixada. Depois de analisarmos todas estas provas discutimos os resultados obtidos e concluímos que tinha sido um elemento da equipa a retirar o desenho.
Mistério na Escolinha
Mas não foi por mal, o desenho tinha sido retirado para ser emoldurado e fazer uma surpresa aos outros elementos da Escola.
Achámos esta atividade muito interessante.
Bactérias à Mesa
Bactérias à Mesa
Na cozinha fizemos queijo fresco e descobrimos as funções das proteínas e das enzimas neste processo. Primeiro aquecemos o leite pasteurizado até aos 40ºC, juntámos coalho líquido e vinagre, mexemos e o leite começou a coalhar. Cobrimos um gobelé com gaze que serviu de coador para separarmos o coalho do soro, e assim ficámos com o queijo que colocámos em forminhas, temperámos e depois degustámos.
Dóing
A visita à exposição Dóing foi uma das que mais nos agradou. Nela pudemos fazer caminhos para berlindes, montar circuitos elétricos, imaginar máquinas voadoras, inventar máquinas de rabiscos e até construir aviões de papel muito velozes.
Dia do Animal
Para comemorar o Dia Mundial do Animal, o Pavilhão do Conhecimento abriu, pela primeira vez, as portas a todos os animais de estimação e respetivos donos. Esperamos que, para o ano, a experiência se volte a repetir!
Vê, Faz e Aprende
Explorámos com os Ipads vários módulos desta exposição. Adorámos a Cama de Pregos, o Sirva-se da Cabeça, o Eco e a Esfera de Plasma, onde ainda apanhámos alguns choques. Foi uma tarde inacreditavelmente divertida!