EB1 Pedro de Santarém e EB1 das Laranjeiras
Escola Ciência Viva - ID: 849
32
Viva a Ciência
Pequenos cientistas ao vivo. Quem são?
Uma semana fantástica! Sempre a aprender na ECV e uns com os outros, um encontro de pequenos cientistas de duas turmas! Meninos curiosos ávidos de aprender mais sobre Ciência.

Um mistério para investigar com recurso às técnicas mais modernas de investigação
Ao entrarmos na Escola Ciência Viva verificámos que tinha sido assaltada! Com o cenário de crime montado, recolhemos as provas deixadas pelo ladrão e num ápice fomos para o Laboratório investigar criteriosamente as pegadas, as impressões digitais, a tinta da esferográfica e as fibras de tecido. Não foi fácil chegarmos a conclusões, mas cumprimos a nossa missão. Apanhámos a intrusa!
Encontro com o Cientista
Conhecemos a bióloga Sílvia Lourenço, especialista em ecologia marinha, que nos mostrou estudos sobre os otólitos dos peixes. O que quer dizer “otólitos”? É simples: os otólitos são uns cristais que os peixes têm nos ouvidos que fazem com que eles se consigam orientar e saibam a posição que ocupam no mar. Ficámos a saber que nos dão informações sobre a idade dos peixes e que nós, apesar de não sermos peixes, também possuímos otólitos nos nossos ouvidos. Os cientistas estudam como funcionam os seres vivos e esse conhecimento pode melhorar a nossa qualidade de vida. É assim que a ciência evolui!
Viva a Ciência
32
LittleBits na ECV
Tecno-Selva do Pavilhão do Conhecimento
A nossa aventura na Tecno-Selva começou na nossa escola, com a construção em cartão dos animais a quem queríamos dar vida - o Macaco, o Leão, o Dragão de Komodo, o Pinguim e o Koala. Depois, foi aplicar tudo o que aprendemos no ano passado na Escola Ciência Viva, sobre circuitos elétricos simples abertos e fechados, e no Dòing conseguimos o que julgávamos impossível! Resolvemos juntar, separar e ligar umas peças elétricas e eletrónicas chamadas LittleBits, para tentar dar vida aos nossos bichos de cartão. Mãos à obra!
Tecno-Selva – Mais um sucesso no Pavilhão do Conhecimento
Vamos ver se funciona! E funcionou! A Tecno-Selva foi um sucesso, com os olhos a piscar, bocas a soprar e as caudas a abanar!
Este trabalho só foi possível porque aos nossos conhecimentos e materiais disponíveis juntámos a experiência de trabalhar em grupo.
Máquinas simples feitas com Lego
Aqui há Mecânica!
Nesta atividade tivemos a possibilidade de construir modelos de máquinas muito simples usando peças de Lego. Aplicando o que aprendemos sobre roldanas, alavancas, rodas dentadas e balanças, conseguimos criar vários modelos. Nem todos os exemplares funcionaram, mas foi bem divertido! Todos os grupos construíram máquinas diferentes e apresentaram-nas à turma com muito orgulho.
Prémio Nobel da Medicina 2014
O Nobel de Medicina foi atribuído a John O’Keefe (EUA) e a May-Britt e Edvard Moser (Noruega). Eles descobriram células do cérebro que são uma espécie de GPS interno. Esta descoberta pode ajudar a tratar pessoas com problemas de memória.
Vacinas Portuguesas
Uma equipa de investigadores portugueses, do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNL, coordenados pela investigadora Filipa Marcelo, fizeram descobertas que podem um dia originar novas vacinas para a cura do cancro.
Alerta! Albatrozes na Antártida em risco
Rápidas mudanças ambientais têm-se registado na região da Antártida e podem vir a afetar a sobrevivência dos albatrozes, conclui uma pesquisa internacional, liderada pelo investigador José Xavier, do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra.