EB Nº 72 e EB Actor Vale
Escola Ciência Viva - ID: 850
33
Viva a Ciência
Quem somos!
Os alunos do 3.º ano da EB nº 72 e da EB Actor Vale tiveram a oportunidade de passar a sua semana na Escola Ciência Viva. Foi uma experiência única e muito proveitosa!

Na cozinha fizemos queijo fresco
Na Cozinha é um Laboratório aprendemos a fazer queijo fresco. Para fazer o queijo fresco usámos leite pasteurizado, coalho, vinagre e água. Quando o queijo ficou pronto adicionámos alguns temperos, juntámos mel, açúcar amarelo com canela, ervas aromáticas e pimenta preta com sal. Depois chegou a altura de provarmos os queijos com as tostas. Estavam deliciosos e não sobrou nada!
Encontro com o Cientista
Conhecemos o astrofísico José Afonso, que trabalha no Centro de Astronomia e Astrofísica da UL, e estuda a formação e evolução de galáxias. Neste encontro descobrimos o planeta mais quente e o mais frio, aprendemos como se formam as galáxias, que nem todos os planetas têm oxigénio, que Saturno e Úrano têm anéis, que os planetas têm movimentos de rotação e translação e que Neptuno é o último planeta do Sistema Solar. Foi através de sondas espaciais, telescópios e robôs que se descobriu tudo isto. No final ficámos a saber, por exemplo, que todos temos um bocadinho de estrela dentro de nós.
Viva a Ciência
33
Judo, Littlebits e RTP!
Uma manhã muito especial!
A manhã de terça-feira na Escola Ciência Viva foi muito especial para os alunos do 3.º ano, da EB nº 72. Para começar o dia tivemos uma aula de judo diferente, onde vimos que as leis da física também se aplicam ao judo. Foi uma aula bem divertida e muito diferente. Enquanto decorria a aula tivemos a visita da equipa de reportagem da RTP, que nos acompanhou o resto da manhã. Seguimos para o Dóing, onde pudemos dar vida às nossas construções de cartão, através de circuitos elétricos um pouco diferentes, os Littlebits, que permitiam dar luz, som e movimento.
A RTP no Dóing
A equipa da RTP assistiu ao nosso trabalho e até entrevistou alguns de nós!
Sentimo-nos muito importantes!
Artistas com Pinta
As Cores
Na atividade “Artistas com Pinta” extraímos e fixámos os pigmentos de origem vegetal, com água e álcool, e de origem mineral, com leite, água e óleo. Fizemos cores a partir de vegetais, como a beterraba e espinafres, e de minerais como o giz e a argila, usando as técnicas da trituração e da maceração. Obtivemos as cores verde, azul, amarelo, rosa e castanho. Para desenhar usámos carvão. Fizemos lindos desenhos.
Bicicleta Voadora
Andámos na Bicicleta Voadora mas esta não é uma bicicleta igual às outras. Esta bicicleta tem um contrapeso de 200 kg que faz com que a bicicleta esteja equilibrada em cima do cabo de aço (onde se desloca). Gostámos muito desta experiência!
Haverá máquinas simples?
Uns kits de Lego foram suficientes para que os pequenos cientistas construíssem roldanas, balanças, alavancas e engrenagens e que rapidamente concluíssem que estas máquinas existem e ajudam em muito o trabalho do Homem.
As estrelas vivem em nós!
Esta afirmação e intrigou-nos. Isto queria dizer que muitos dos elementos químicos que existem no nosso corpo, como o oxigénio, o carbono e o ferro do nosso sangue, foram fabricados no interior de estrelas, há muitos milhões de anos!