EB Quinta dos Frades e EB dos Coruchéus
Escola Ciência Viva - ID: 851
34
Viva a Ciência
Cientistas à prova de água
Os alunos do 3.º ano da Escola dos Coruchéus e da Escola Quinta dos Frades foram os cientistas que participaram na Escola Ciência Viva. Foram cinco dias fantásticos!

A Física através do Judo
Adorámos a aula de judo dada pelo professor Miguel Galhardas. Nesta aula aprendemos que sem a Física os grandes atletas não teriam tão bons resultados nos seus treinos e nas competições. Aprendemos, experimentando, como é que os conceitos da Física nos podem ajudar na prática do Judo. Descobrimos o que é o centro de massa, a velocidade, o atrito e a energia mecânica.
Encontro com o Cientista
Tivemos a visita do biólogo João Paulo Medeiros, apesar de ser formado em Engenharia do Ambiente, apaixonou-se pela Biologia e atualmente trabalha no Centro de Oceanografia. Este cientista começou por explicar o que é ser cientista em geral e biólogo em particular. Explicou os vários ramos da biologia e mostrou-nos algumas imagens de seres vivos muito estranhos que habitam os rios. Falou-nos das marés e da biodiversidade que conseguimos observar na costa quando a maré está baixa. Fizemos muitas perguntas pois queríamos saber muito mais sobre esta fascinante profissão. Gostámos muito de o conhecer.
Viva a Ciência
34
Mistério na Escolinha
Detetives por um dia!
Chegámos à Escola Ciência Viva e percebemos que tinha desaparecido um desenho muito valioso da parede de recordações da escola. Havia um mistério para desvendar e nós fomos a equipa de investigação. Fomos detetives por um dia! Recolhemos todas as provas existentes no local do crime e no laboratório e utilizámos técnicas de investigação forense: analisámos impressões digitais, fizemos um teste de cromatografia para identificar a caneta usada na mensagem, analisámos no microscópio o tipo de terra e comparámos as fibras das camisolas dos funcionários da escola.
Mistério na Escolinha
A última prova que analisámos foi a pegada encontrada.
Depois da análise de todas as provas, conseguimos desvendar o mistério e descobrir quem era o culpado.
Formigas são insetos!
Formigas no Laboratório
Começámos por modelar o corpo de uma formiga em plasticina e depois, nas lupas binoculares, observámos formigas verdadeiras. Ficámos a perceber que as formigas são constituídas por cabeça, tórax e abdómen, têm 6 patas, 2 antenas e 2 mandíbulas. Observámos um formigueiro e fizemos vários testes. Verificámos que as formigas gostam de escuro, gostam de ambientes quentinhos e não gostam nada de vibrações pois ficam muito agitadas.
Não gosto de queijo!
Quando entrámos na cozinha deram-nos uma receita para fazermos queijo fresco e alguns colegas disseram logo: ”Não gosto de queijo!”, mas depois da confeção dos queijinhos com diversos sabores, mudaram de opinião.
Pasteurizado e ultra pasteurizado
Todos os dias bebemos leite, mas nunca tínhamos percebido o significado destas duas palavras. Na atividade “A Cozinha é um Laboratório”, aprendemos quem foi Pasteur e a importância destes importantes métodos de conservação dos alimentos.
Tintas com muita pinta
Uma das atividades de sala de aula foi “Artistas com Pinta”. A partir de um molho de espinafres, de beterraba, uns pedaços de giz e argila fizemos as nossas próprias tintas e pintámos algumas belas obras de arte.