EB1 Gaivotas e EB1 Arquiteto Ribeiro Telles
Escola Ciência Viva - ID: 855
35
Viva a Ciência
Escola Ciência Viva
De 20 a 24 de outubro estivemos na Escola Ciência Viva. Tínhamos sempre o tempo ocupado e nunca era aborrecido estar na escola. Foi uma semana diferente, fomos cientistas!

Mistério na Escolinha
Chegámos à escola e estavam todos muito preocupados. Tinham roubado um desenho muito importante para todos. O ladrão deixou pistas que nós recolhemos: uma pegada, restos de terra, impressões digitais e um bilhete. Recolhemos tudo e fomos analisar as provas para o laboratório. Afinal, tinha sido tudo um mal-entendido: o desenho tinha sido levado para pôr numa moldura!
Encontro com o Cientista
Fomos à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa conhecer o astrofísico Rui Agostinho, que nos falou de estrelas, planetas e cometas. Ficámos a saber que Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e, como tem muita força, tem muitos cometas à sua volta. Também aprendemos que a temperatura do centro da terra é de 6000 graus e a do centro do Sol é de 15.000.000 de graus, que os cometas são feitos de poeira e neve e que têm duas caudas: uma de poeira e outra de gás. Na nossa galáxia há cerca de 400.000.000.000 estrelas. Pudemos conhecer os laboratórios da FCUL e fizemos algumas experiências.
Viva a Ciência
35
Formigas no Laboratório
Insetos
Na Escola Ciência Viva observámos formigas num formigueiro e descobrimos muitas coisas sobre elas. Começámos por fazer uma em plasticina, depois pudemos observar formigas na lupa binocular e vimos que, afinal, não eram bem como pensávamos. Em seguida, registámos o que achávamos ser as preferências destes insetos: se gostavam mais de frio ou de calor, de ambientes escuros ou com luz ou até se preferiam maçã ou alpista na sua dieta alimentar.
Formigas na sala de aula
Ficámos a saber que quando há vibrações no solo elas ficam agitadas.
Adorámos fazer esta atividade!
Queijo Fresco
Na cozinha ...
Na sexta-feira fizemos queijo fresco. Quando chegámos à cozinha já tínhamos os vários ingredientes em cima da mesa: leite, mel, canela, pimenta preta, sal, orégãos, açúcar amarelo, vinagre e coalho. Vestimos os aventais, lemos as receitas e pusemos mãos à obra seguindo as instruções. Saíram uns belos e incríveis queijinhos frescos. Por fim, saboreámos e partilhámos os nossos queijinhos. Que ótimo lanchinho!
Foguetão de Água
O foguetão de água foi uma atividade de que gostámos muito. Com uma garrafa de Coca-Cola cheia de água conseguimos lançar o foguetão para o céu. Houve uns que voaram mais alto que outros, mas todos conseguimos!
Aqui há mecânica
Na sala de aula, construímos com legos máquinas simples: alavancas, rodas dentadas e roldanas. Aprendemos que um conjunto de rodas dentadas forma uma engrenagem e que estas só funcionam se forem em número par.
IPad’s no Vê, Faz e Aprende
Na exposição Vê, Faz e Aprende formámos equipas e cada uma recebeu um iPad. A professora controlava o jogo com o seu iPad e nós só tínhamos de responder. Foi divertido!