EB1 São Sebastião da Pedreira e EB1 São João de Deus
Escola Ciência Viva - ID: 856
37
Viva a Ciência
Uma semana na Escola Ciência Viva
Somos a EB1 S. João de Deus e EB1 S. Sebastião da Pedreira e estivemos na Escola Ciência Viva. Agradecemos a todos por nos receberem tão bem, sentimo-nos muito especiais.

Dóing
Adorámos os desafios. Foi só dar asas à imaginação e tornou-se possível criar o que queríamos. Inventámos o nosso mundo, experimentámos e aprendemos à medida que nos divertíamos. Fizemos corridas com aviões, robôs que desenhavam sozinhos e construímos pistas para berlindes. E voámos pelos tubos de ar, levados pelas nossas construções e pelas inúmeras emoções.
Encontro com o Cientista
Fomos presenteados não com um, mas com dois cientistas. São os “fabulásticos” cientistas Pedro Lima e Isabel Ribeiro do Instituto de Sistemas e Robótica, do Instituto Superior Técnico. Visitámos o local onde trabalham e ficámos a saber como funcionam os robôs, para que servem e como é difícil inventá-los. Conhecemos dois robôs: o MBOT, que servirá para ajudar crianças hospitalizadas, e o robô RAPOSA, que trabalha em missões de salvamento e resgate em casos de catástrofes e acidentes. No final do encontro estávamos fascinados e cheios de vontade de ser cientistas de robótica.
Viva a Ciência
37
Os investigadores de Formigas
Formigas e formigueiros
Fomos pesquisar a vida das formigas e observámos dois formigueiros. São insetos muito organizados e cada tipo de formiga tem funções distintas na sua comunidade. As mais pequenas cuidam da rainha e dos ovos, as outras cuidam da limpeza do formigueiro e as maiores e mais fortes vão procurar alimentos e protegem o formigueiro. O corpo divide-se em três partes, cabeça, tórax e abdómen. Na cabeça possuem duas antenas, que produzem feromonas que lhes permitem comunicar umas com as outras.
Insetos Curiosos
Têm duas mandíbulas que usam para se defender e carregar pesos até cem vezes superiores ao seu peso. Também têm seis patas que se situam no tórax.
Estes seres são revestidos por uma cobertura dura: o exosqueleto, um esqueleto externo.
Mistério na Escolinha
Os Super Investigadores!
Chegámos à escolinha e apanhámos um grande susto. Alguém tinha levado um desenho precioso. Foi necessário isolar o local e nós fomos os investigadores. Organizámo-nos em equipas e inspecionámos o local. Recolhemos provas que cada departamento analisou com a tecnologia mais avançada. Tínhamos uma lista de suspeitos e analisámo-los um a um. Ah! Mas não foi roubo! Tinham colocado uma moldura no desenho e não avisaram ninguém!
Casa Inacabada
Tínhamos como missão construir uma casa! Fomos construtores, controladores de uma grua, engenheiros, porteiros. Com o esforço de todos quase que terminámos a construção. E na hora de arrumar fomos Top!
Vê, Faz e Aprende!
Quando visitámos a exposição Vê, Faz e Aprende usámos iPads e organizámo-nos em equipas para resolver os desafios que nos eram lançados. Percorremos todo o espaço. Aprendemos muito mais porque experimentámos e discutimos os resultados entre nós!
Queijo Fresco!
Querem provar os queijinhos que a minha equipa fez? Olhem que são bons! Têm um gostinho apetitoso e sabores divinais. Mas enquanto comemos vou contar-vos a história do queijo fresco. Preparem-se! A cozinha é mesmo um laboratório!