EB1 Actor Vale EB1 O Leão de Arroios
Escola Ciência Viva - ID: 862
38
Viva a Ciência
Incrível semana na ECV
Os alunos do 4.º ano da EB1 O Leão de Arroios e EB1 Actor Vale foram os cientistas que participaram na Escola Ciência Viva, de 10 a 14 de novembro. Foi uma semana fantástica!

Cozinhar com ciência
Na cozinha realizámos cupcakes de vegetais: cenoura, espinafre, curgete e beterraba. Pesámos, medimos, misturámos os ingredientes e deitámos a massa em formas de papel, que foram ao forno cozer. Enquanto coziam, relembrámos a importância dos nutrientes: proteínas, lípidos, hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais. Finalmente ficaram prontos, eram de “comer e chorar por mais”!
Encontro com o Cientista
O cientista Manuel Paiva falou-nos sobre a vida no espaço e contou-nos como se vive dentro da Estação Espacial Internacional, onde tudo é diferente devido à falta de gravidade. Na Terra somos atraídos por esta força, algo que não se passa dentro da estação espacial, onde tudo flutua. No seu dia-a-dia, o astronauta trabalha durante 8 horas, no resto do tempo pode fazer exercício físico, ouvir música, ler, mas a atividade preferida é observar a Terra. Os astronautas têm uma grande preparação mental e emocional e são treinados para agir depressa e bem. Aprendemos muito com o Prof. Manuel Paiva!
Viva a Ciência
38
Safari Microscópico
Safari Microscópico
No laboratório fizemos experiências com a lupa binocular e o microscópio. Começámos por desenhar a letra P numa folha de papel. Depois observámo-la no microscópio e vimos que estava invertida. De seguida vimos uma formiga na lupa binocular e observámos a cabeça, tórax e abdómen, 3 pares de patas, duas antenas e as mandíbulas. Conseguimos observar os pelos do seu corpo! No microscópio pudemos observar uma Dáfnia, viva! É um crustáceo minúsculo com o corpo arredondado e até vimos o coração a bater muito acelerado. Uma das Dáfnias estava grávida, tinha 3 ovos.
Safari Microscópico
No final observámos as nossas próprias células. Com uma cotonete esfregámos a o interior da nossa boca e depois observámos as células do epitélio bucal.
Não há duas pessoas com o mesmo ADN. Adorámos. Queríamos repetir.
Os nossos cometas
Missão Rosetta
Estivemos com o professor Rui Agostinho que explicou como a sonda Philae chegou ao cometa 67P/CG. Contou-nos que a missão Rosetta foi iniciada há mais de 10 anos e só em 2014 é que se aproximou do seu alvo! Aprendemos que um cometa é feito de gelo, gás e poeiras e quando se aproxima do Sol, sublima, mostrando duas caudas, uma de gás e poeiras e outra de matéria ionizada. Gostámos muito de aprender tantas coisas sobre os cometas.
Dóing – Mexe-te e mete mãos à obra
Um espaço divertido, dedicado à imaginação e criatividade. Construímos caminhos para berlindes, fizemos circuitos elétricos, criámos aviões de papel, pusemos a voar moinhos e paraquedas de papel e inventámos uma máquina de rabiscos.
Judo usa as leis de Newton!
A aula de judo com o Miguel Galhardas foi espetacular. Descobrimos que o nosso centro de massa fica no umbigo. Rebolámos agarradinhos a uma bola de ginástica, o que é um pouco difícil mas divertido. Gostámos muito de participar nesta atividade.
Littlebits
Os Littlebits são circuitos elétricos que se unem através da força magnética e que produzem sons, luzes e movimentos e com eles demos vida aos nossos pequenos animais feitos em cartão. Fomos nós que os fizemos! Ficaram muito giros!