EB1 Parque Silva Porto e EB1 da Madalena
Escola Ciência Viva - ID: 865
39
Viva a Ciência
Uma semana cheia de ensinamentos
A EB1 Parque Silva Porto e a EB1 da Madalena estiveram na Escola Ciência Viva de 17 a 21 de novembro. Foi uma semana incrível, cheia de peripécias! O difícil foi dizer adeus!

Loucamente
A exposição Loucamente tem por objetivo sensibilizar as pessoas para as doenças mentais. Aprendemos mais sobre algumas doenças, como a depressão, a aracnofobia, a claustrofobia. A exposição, para além de educativa é um pouco assustadora, mas bastante divertida. Foi extraordinário triturar os nossos problemas na trituradora de preocupações e percorrer todos os módulos interessantes.
Encontro com o Cientista
O nosso encontro foi com o físico Pedro Abreu. Este cientista é professor no IST-Instituto Superior Técnico e investigador no LIP-Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas. Pedro Abreu desenvolve um interessante trabalho de pesquisa sobre física de partículas no CERN, o laboratório de Genebra onde foi descoberto o bosão de Higgs, também conhecido como "a partícula de Deus". Com muita paciência e ciência, Pedro Abreu falou-nos de átomos, eletrões, protões, neutrões, massa, energia, campos magnéticos e aceleradores de partículas. Como é interessante ser cientista!
Viva a Ciência
39
Cozinha é um Laboratório
Cupcakes coloridos
Todos sabemos que num laboratório algo pode correr mal. Imaginamos logo explosões e outros fenómenos estranhos... E na cozinha? Também! Há "cozinheiros" que deviam ser impedidos de lá entrar. Outros que só deveriam fazer a comida de que gostamos. Hum... mnham, mnham… Entrámos na cozinha para juntar a palavra queque com as palavras, cenoura, beterraba, espinafre e curgete. E também as juntámos com outros ingredientes e nutrientes. Qual foi o resultado?
Noticia 4 (Legenda da imagem)
Uma deliciosa surpresa. Cupcakes saborosos que trocámos entre nós e muito coloridos por causa dos pigmentos presentes nos vegetais.
Duvidam? Então experimentem!
Littlebits
Littlebits
Esta atividade foi apenas para os repetentes da Escola Ciência Viva. O 4º B da EB1 Parque Silva Porto teve a oportunidade de experimentar os Littlebits, uma espécie de legos magnéticos que encaixam uns nos outros e que bem conjugados produzem efeitos muito giros: uma buzina, luzes coloridas e ventoinhas. Fizemos uns animais interativos super-engraçados. Adorámos!
Explora
Um dos intervalos foi a exposição EXPLORA, que é um espetáculo! É uma exposição relacionada com a luz e efeitos visuais. Pudemos tirar fotografias a sombras, jogar bilhar, observar fenómenos naturais, etc.
Artistas com pinta
Começámos a semana a falar de pigmentos e ficámos a saber como surgiu a tinta. Falámos de aglutinantes, solventes, pigmentos minerais e orgânicos. Fizemos tintas a partir de beterraba, espinafres, giz e argila e pintámos lindos desenhos.
Foguetão d’água
Seríamos nós capazes de fazer subir um foguetão rumo ao espaço? Foi o que fizemos e... com sucesso. Enchemos o nosso foguetão com água e bombeámos ar para o seu interior. Quem diria que o ar comprimindo a água faria subir o nosso foguetão?